Casa de Arte Nova no Porto danificada por obra de um prédio ao lado

Edifício classificado pela Câmara do Porto está a ser afectado por construção de prédio, dizem especialistas. Município diz que o caso não passa de conflito entre privados.

Foto
A alvenaria da fachada deslocou-se com as intervenções no terreno ao lado, segundo a família Rolo Paulo Pimenta

As obras de um moderno edifício de apartamentos com vistas deslumbrantes para o Atlântico, na Avenida Brasil, no Porto, estão a afectar uma casa não menos deslumbrante, classificada como imóvel de interesse municipal pelo estilo Arte Nova e até já Art Déco da respectiva fachada. Lá dentro, onde há muito mais património “em risco”, segundo especialistas, a família Rolo tenta, há um ano, impedir que os trabalhos de demolição, escavação, e construção do prédio, que decorrem paredes-meias, façam mais estragos do que os que já são visíveis, e lamenta que a Câmara do Porto não intervenha para garantir a preservação de um bem que considera, ela própria, importante. O conflito já corre nos tribunais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção