Jogos com História: O gigante desce aos infernos

Quanto mais alto se sobe maior é a queda, garante a sabedoria popular. Agora imagine-se o segundo clube com mais troféus em todo o mundo, subitamente, despromovido para a quarta divisão do seu país… Aconteceu em 2012 ao Glasgow Rangers, num cenário de caos financeiro.

Foto
Adeptos do Glasgow Rangers no Ibrox Park Russell Cheyne/Reuters

O resultado da votação não deixou margem para qualquer dúvida: por 10 votos a favor e apenas um contra, a Liga escocesa de futebol decidiu: o Glasgow Rangers, o mais ganhador de todos os clubes da Escócia – e o mais titulado do mundo, depois do Al Ahly, do Egipto –, não podia passar os seus direitos desportivos para a nova sociedade que assumira o controlo do clube. Foi a 4 de Julho de 2012, e a 13 desse mês foi decretado que os novos Rangers iriam disputar a época de 2012/13 na Third Division, o quarto escalão do futebol da nação mais setentrional do Reino Unido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção