Braga pós-Verão com Legowelt no Gnration e festival Semibreve em Tibães

O espaço GNRation de Braga tem previstos espectáculos com Legowelt ou Sonic Boom para os meses depois do Verão. Na mesma cidade, em Outubro, decorre uma edição alternativa do festival Semibreve, com instalações e actuações, sem público, no Mosteiro de Tibães.

Foto
Legowelt

Música, som, arte, tecnologia, cinema e conferências, é aquilo que o espaço GNRation de Braga tem preparado para os meses de Setembro e Outubro. Da vasta programação o destaque vai para o produtor holandês Legowelt, com extensa discografia, que nos últimos anos tem musicado alguns filmes. É isso que irá acontecer a 23 de Outubro, onde musicará, rodeado de sintetizadores, em tempo real, Nosferatu: Phantom der Nacht (1979) do realizador alemão Werner Herzog.

Outros acontecimentos a destacar são, por exemplo, a estreia de um novo documentário sonoro da artista e documentarista portuguesa Sofia Saldanha.  A Trovoada, explorando as facetas deste fenómeno natural, será apresentado a 18 de Setembro. Por sua vez o inglês Pete Kember (Sonic Boom) apresentará o novo álbum, All Things Being Equal, a 19 de Setembro. A 26 desse mesmo mês, o baterista e percussionista português João Pais Filipe juntar-se-á ao alemão Burnt Friedman, na apresentação do álbum conjunto Eurydike. Já em Outubro, a partir de dia 2, o colectivo alemão Transforma, terá patente na galeria INL do Gnration a instalação audiovisual Appoximation (tdc), resultante de uma residência artística, e a 18 de Outubro inaugurará Floating Codes do alemão Ralf Baecker, que foca o seu trabalho na relação entre arte, ciência e tecnologia.

Também em Outubro, mais exactamente a 24 e 25, a cidade de Braga, será motivo de atenção por causa do festival Semibreve, dedicado às músicas e artes electrónicas, com uma edição alternativa devido à pandemia, com programação sobretudo online e com algumas actuações no Mosteiro de Tibães. Na página oficial do evento estarão disponíveis em Outubro obras sonoras inéditas criadas a convite do festival por alguns nomes conhecidos como Ana da Silva, das The Raincoats, a veterana compositora argentina Beatriz Ferreyra ou o guitarrista americano Jim O’Rourke. As suas obras, e também de Jessica Ekomane, Kara-Lis Coverdale, Keith Fullerton Whitman ou Tyondai Braxton, estarão em instalação no Mosteiro de Tibães.

Será na Casa do Volfrâmio, na mata daquele mosteiro, que acontecerão, sem a presença de público e com transmissão online, actuações de alguns nomes convidados a realizarem residências artísticas em Braga: Pedro Maia, Klara Lewis, Laurel Halo, Nik Void e Oliver Coates são essas figuras. Haverá ainda conversas abertas a um número restrito de público no Mosteiro de Tibães, onde participarão nomes como os músicos e artistas sonoros Chris Watson e David Toop, a curadora Margarida Mendes ou o programador Pedro Santos.

Sugerir correcção