Chris Froome vai trocar a Team INEOS pela Start-Up Nation

Vencedor do Tour iniciará o novo projecto em 2021. “Estou muito entusiasmado”, assumiu o britânico.

Foto
Reuters/Satish Kumar Subramani

Chris Froome, quatro vezes vencedor da Volta a França, vai abandonar a Team INEOS no final da temporada. A decisão de não renovar o contrato com o ciclista britânico partiu da própria equipa.

Depois de ter vencido em 2013, 2015, 2016 e 2017, Froome está nesta altura a um triunfo de igualar as cinco conquistas no Tour obtidas por Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel Indurain.

“O actual contrato de Chris termina em Dezembro e decidimos não o renovar. Fazemos este anúncio mais cedo do que seria habitual para acabar com a especulação e permitir que a equipa se concentre na época que tem pela frente”, afirmou o director desportivo da INEOS, Dave Brailsford.

Froome, que sofreu um terrível acidente no ano passado e regressou ao activo em Fevereiro, adiantou que está apenas concentrado em conquistar o Tour pela quinta vez. “Tem sido uma década fenomenal com a equipa, alcançámos tanta coisa juntos e vou sempre guardar essas memórias”, acrescentou.

Novo projecto em Israel em 2021

Pouco depois da confirmação da saída de Froome, foi anunciado o futuro projecto do corredor britânico. “A equipa Israel Start-Up Nation está muito orgulhosa de anunciar que o quatro vezes vencedor da Volta a França, Chris Froome, liderará a equipa a partir da próxima temporada”, lê-se numa nota na rede social Facebook.

A equipa israelita e “o lendário campeão” vão assinar um contrato a longo prazo, no dia 1 de Agosto, que, segundo o comunicado, levará a que Froome envergue “a camisola azul e branca da Israel Start-Up Nation até ao final da sua ilustre carreira”. "Este é um momento histórico para ISN, para Israel, para o desporto israelita, para os nossos fãs em todo o mundo e, obviamente, para mim a título pessoal - um momento de enorme orgulho”, assumiu um dos donos da equipa, Sylvan Adams.

"O Chris é o melhor ciclista da sua geração e vai liderar a nossa equipa na Volta a França e nas grandes voltas. Esperamos fazer história em conjunto, uma vez que o Chris persegue novos triunfos no Tour e nas grandes voltas, feitos que tornariam muito provável que o Chris fosse considerado o melhor ciclista de sempre”, sustentou.

Chris Froome, de 35 anos, também já se pronunciou sobre o novo desafio. "Estou muito entusiasmado por ir juntar-me à família da ISN. Estou desejoso de desafiá-los e ser desafiado pelo seu talento e continuar a aspirar pelo sucesso que alcancei até agora. [...] Sinto que podemos alcançar grandes sucessos juntos”, declarou, em comunicado.

Sugerir correcção