Antigo director financeiro da FIFA suspenso por dez anos

Comité de Ética concluiu que Marcus Kattner recebeu pagamentos não autorizados, à margem do contrato de trabalho.

Foto
DR

O alemão Marcus Kattner, antigo director financeiro e antigo vice-secretário geral da FIFA durante a presidência de Joseph Blatter, foi suspenso pelo Comité de Ética da entidade de todas as actividades relacionadas com o futebol durante 10 anos.

O dirigente foi também multado em um milhão de francos suíços (940 mil euros), devido às acusações de abuso de posição e conflito de interesses na investigação aberta em Setembro de 2016, que também visa Blatter, antigo presidente da FIFA, e o seu “braço-direito” na organização, Jérôme Valcke.

O comité de ética indicou, num comunicado divulgado no site da FIFA, que, enquanto exerceu cargos na entidade que rege o futebol mundial, Kattner recebeu bónus avultados, à margem do seu contrato de trabalho, mas cujos termos foram mantidos em sigilo e não foram autorizados pelos órgãos necessários.

O suíço Joseph Blatter, 84 anos, que presidiu à FIFA entre 1998 e 2015, o francês Valcke, e o alemão Kattner são acusados de terem compartilhado bónus no valor de 80 milhões de dólares (71 milhões de euros) entre 2011 e 2015.

Blatter e Valcke já estão suspensos de todas as funções ligadas ao futebol, tendo o primeiro declarado, em 2016, que “nunca conheceu um homem mais honesto” do que Kattner, de 49 anos, que ingressou na FIFA em 2003 e foi demitido em Maio de 2016.

Sugerir correcção