Estudo revela que maioria dos agricultores não sabe quanta água gasta

Medir o consumo da água no sector agrícola é um dos desafios mais críticos para uma gestão eficaz dos recursos hídricos em Portugal. Mas o cidadão comum também não mede os seus gastos. Fundação Calouste Gulbenkian apresentou o estudo “O uso da água em Portugal” e vai ter plano de acção para capacitar agricultores e consciencializar consumidores.

Foto
Sistema de rega em plantação de abacateiros em Faro, Algarve Rui Gaudencio

Se o agricultor português deve ter mais formação, medir a água que consome para ser mais eficiente no seu uso e dar o salto tecnológico nos sistema de rega, já o consumidor tem de ter na água uma “força dominante nas escolhas alimentares": não bastam os pequenos gestos de poupança doméstica, como fechar a torneira quando se lavam os dentes ou as mãos. E há uma linha que une estes dois protagonistas, que nas últimas décadas se têm afastado, agricultores e consumidores: ambos não têm consciência do que gastam e não medem o consumo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção