Estudantes portugueses no Reino Unido com aulas e projectos suspensos

O confinamento determinou o encerramento de universidades e laboratórios de investigação, deixando muitos alunos portugueses com projectos suspensos e em layoff.

Foto
Peter Cziborra/Reuters

Muitos estudantes portugueses no Reino Unido regressaram a Portugal durante o confinamento e muitos investigadores viram projectos suspensos e foram colocados em layoff devido à pandemia de covid-19, adiantou a presidente da associação Parsuk, Márcia Costa. 

“Alguns dos estudantes tiveram as aulas presenciais canceladas e muitos regressaram a Portugal durante este período. Alguns investigadores ficaram com projectos suspensos e em ‘furlough' [contrato de trabalho suspenso]”, disse à agência Lusa.

O confinamento decretado pelo Governo do Reino Unido em 23 de Março determinou o encerramento de universidades e laboratórios de investigação associados, o que levou à suspensão das aulas presenciais e do trabalho científico. 

A maioria das universidades providenciou aulas e materiais pela Internet, enquanto muitos investigadores tiveram os contratos suspensos e foram colocados em layoff, no âmbito do regime criado pelo governo, que cobre o pagamento de 80% dos salários até 2.500 libras por mês (2.850 euros).

Por outro lado, durante este tempo, muitos portugueses ligados à medicina e investigação científica envolveram-se no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus e no estudo da doença. 

A Parsuk tem vindo a promover o trabalho destes estudantes e também procurado manter o contacto social com os membros em iniciativas como o visionamento e discussão de filmes. 

Este sábado, 20 de Junho, realiza-se a 13.ª edição do Luso, o encontro anual onde normalmente se juntam dezenas de membros para trocar experiências pessoais e profissionais e debater temas relevantes para as suas carreiras.  

Devido às regras de distanciamento social e restrições em vigor, o evento será realizado em modo virtual, com um programa reduzido, onde se destacam a intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), José Paulo Esperança. 

Os cinco projectos vencedores de bolsas de investigação para promover a mobilidade entre Portugal e o Reino Unido vão ser anunciados, na sequência do protocolo assinado no ano passado entre a Parsuk e a FCT. 

O Luso 2020 será encerrado pelo embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, e por uma actuação do Orfeão Universitário do Porto.

“Apesar de os eventos virtuais terem a grande vantagem de mais pessoas poderem assistir, para os investigadores conferências presenciais são extremamente importantes, porque facilitam não só o contacto com os oradores, mas também entre os participantes”, referiu a presidente da Parsuk. 

Porém, acrescentou Márcia Costa, o Luso é também uma oportunidade para conhecer novos colegas e rever amigos. “Por isso, de certa forma, vamos sentir falta desse contacto social.”

Sugerir correcção