A revolta e a resiliência de três mulheres a quem tudo o turismo levou

Isabel Oliveira foi dispensada do hotel onde fazia limpezas e entrou num sindicato pela primeira vez. Marisa Ferreira e Alba Plaza tinham estruturado a vida com o turismo como base. Um vírus virou-lhes os dias do avesso — como se começa de novo?

Foto

Isabel Oliveira cansou-se de alimentar injustiças a silêncio. Aos 63 anos, numa sexta-feira 13, foi dispensada do trabalho no Hotel Ipanema Porto numa conversa de minutos, durante a pausa de almoço. “A gerente chegou à minha beira e disse-me: ‘Não precisamos mais da senhora por causa da covid-19’.” Estávamos em Março, Portugal contabilizava alguns infectados e estava a três dias de registar a primeira morte. Mas a trabalhadora da empresa de serviços de limpeza Keepshining não antevira aquela possibilidade: “Os hotéis tinham de se manter limpos, nunca esperei ser apanhada nisto…” E reagiu: recusou ler os papéis trazidos pela gerente e, a conselho do genro, continuou o serviço tarde fora. E sábado e domingo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção