Covid-19: Reitoria da Universidade de Lisboa diz que há dez casos de infecção na instituição

Metade das pessoas infectadas trabalha numa das cantinas universitárias.

Foto
Grupo de estudantes deverá ser testado nesta sexta-feira Sara Jesus Palma

A Universidade de Lisboa (UL) informou esta quinta-feira, em respostas ao PÚBLICO, que até agora existem dez pessoas infectadas com o novo coronavírus “em toda” a instituição. Destes, cinco são funcionárias de uma das cantinas universitárias.

“Pertencem todas ao mesmo turno. Estão em casa, de quarentena, com uma carga viral muito baixa”, referiu o assessor da reitoria da UL. A mesma fonte indicou que as cantinas estão encerradas desde a proclamação do estado de urgência, em Março, e que as refeições são servidas em regime de takeaway, pelo que “não estiveram em contacto próximo” com estudantes.

Outra das pessoas infectadas é uma funcionária dos Serviços de Acção Social da UL, que trabalha numa das residências universitárias situadas na Faculdade de Motricidade Humana. Este caso levou a que os poucos estudantes que estão ali alojados, por serem oriundos de outras localidades, se tivessem barricado nesta quarta-feira de modo a evitar a entrada dos seus colegas que vivem na residência onde trabalha a funcionária infectada.

Esta solução fora planeada pela reitoria para levar por diante a desinfecção daquelas instalações. Já na noite desta quarta-feira, o reitor da UL, António Cruz Serra, anunciou que os estudantes serão obrigados a coabitar num único edifício.

“Se isso acalma os estudantes, não vamos obrigar ninguém a mudar de residência”, disse à Lusa, adiantando que podem ficar na mesma residência onde estavam até serem testados, o que deverá acontecer nesta sexta-feira. Explicou ainda que o objectivo era apenas proceder à rápida descontaminação do edifício da Residência I, onde foi detectado o caso da covid-19.

Sugerir correcção