Benfica quer Estádio da Luz cheio de... cachecóis
A iniciativa do clube “encarnado” quer criar um ambiente mais empolgante para os seus atletas nos jogos que a equipa de futebol ainda irá disputar em sua casa. V. Guimarães quer ter fotos dos seus adeptos.
O Benfica pediu aos seus sócios para estes enviarem os seus cachecóis para o clube. A ideia dos responsáveis “encarnados” é cobrir todo o Estádio da Luz com os adereços dos seus adeptos nos cinco jogos que a equipa de futebol ainda disputará em casa.
Com o regresso da I Liga (suspensa em Março devido à pandemia da covid-19) mas com os jogos a serem disputados à porta fechada, o campeão português quer preencher as bancadas da Luz com os adereços dos adeptos, numa iniciativa a que o clube deu o nome “não baixamos os braços”.
No anúncio promocional, os futebolistas Jota, Samaris, Grimaldo, Chiquinho e Vinícius convidam os sócios benfiquistas a entregarem os seus cachecóis, nas lojas oficiais, nas casas do Benfica ou por correio.
O Benfica diz ainda que esta iniciativa - que também já tinha sido adoptada pelo menos pelo Boavista - será perpetuada no final do campeonato, com uma instalação permanente em que serão utilizados os cachecóis recebidos, no que diz ser um contributo para “ajudar a equipa a alcançar o 38 [título nacional]”.
No momento da suspensão da I Liga, após o fim-de-semana de 7 e 8 de Março, na 24.ª jornada, o Benfica seguia em segundo lugar, a um ponto do líder FC Porto, e o seu regresso será na quinta-feira da próxima semana diante do Tondela.
Assim, nas dez jornadas que faltam, a equipa “encarnada” defronta em casa o Tondela, Santa Clara, Boavista, Vitória de Guimarães e Sporting, e fora o Portimonense, Rio Ave, Marítimo, Famalicão e Desportivo das Aves.
V. Guimarães pede fotos
Também o Vitória de Guimarães lançou uma campanha para ter fotografias de sócios no Estádio D. Afonso Henriques, durante os jogos à porta fechada no recinto, devido à pandemia de covid-19.
Intitulada “O lugar que é teu”, a campanha tem um sítio próprio na Internet e pede aos sócios vitorianos que comprem um dos cerca de 30.000 lugares no estádio por cinco euros, através da loja virtual do clube, e que tirem uma fotografia com “luz natural e fundo branco”.
Depois de concluídos esses passos, os interessados na campanha devem preencher um formulário com os dados pessoais, ao qual têm de adicionar a fotografia, o comprovativo de pagamento do lugar e a validação do “pedido de consentimento de direitos de imagem”.
Antecipada por um vídeo que os minhotos publicaram no sábado, a campanha assemelha-se assim à que foi lançada pelos alemães do Borussia Moenchengladbach, tendo já sido visíveis as réplicas dos adeptos em cartão na recepção ao Bayer Leverkusen, para a 27.ª jornada da I Liga germânica, no sábado anterior (triunfo do Bayer, por 3-1).
Clube com uma média de 16.910 espectadores por jogo até à suspensão do campeonato, confirmada em 12 de Março, o Vitória vai ainda receber, no Estádio D. Afonso Henriques, o Sporting, em 4 de Junho (25.ª jornada), o Moreirense, em 19 de Junho (27.ª), o Vitória de Setúbal, às em 30 de Junho (29.ª), o Gil Vicente, em 10 de Julho (31.ª), e o Marítimo, em 19 de Julho (33.ª).
A I Liga vai ser reatada, sob fortes restrições e sem público nos estádios, em 3 de Junho, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, disputadas até 26 de Julho.