Saiba quantas pessoas podem estar na sua praia

A Agência Portuguesa do Ambiente já definiu quantas pessoas podem estar nas praias do Barlavento e Sotavento algarvios, da região do Tejo e do Oeste. A capacidade das restantes será revelada nos próximos dias.

,de praia
Foto
daniel rocha

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já estabeleceu a capacidade que cada praia tem para receber banhistas, no contexto do combate à pandemia da covid-19 durante o Verão deste ano. Para já, foi conhecida ao fim da tarde desta quarta-feira a lotação das praias do Barlavento e Sotavento algarvios, do Tejo e do Oeste. Nos próximos dias será conhecida a capacidade das restantes praias do país. 

A Praia do Amado, em Aljezur, por exemplo, tem capacidade para 1300 utentes e a Praia de Santo António, na Costa de Caparica (Almada), pode receber 1200 pessoas. Já a Praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, tem lugar para 12.100 banhistas. A época balnear deste ano começa no dia 6 de Junho.

A APA usou um conjunto de critérios para definir a área de areal utilizável, considerando as características biofísicas e faixas de salvaguarda do risco costeiro, tendo como referência o limite lateral das praias já definido.

Fez ainda a avaliação das condições morfológicas e oceanográficas das praias para identificação daquelas em que a influência da maré condiciona significativamente a utilização do areal e a determinação do respectivo diferencial de área. Calculou também a utilização de uma área de 8,5m2 por pessoa, considerando o distanciamento físico necessário por razões sanitárias.

Em praias não urbanas foram ponderados os valores obtidos face aos equipamentos e infra-estruturas existentes, em particular o estacionamento e a sensibilidade ambiental da envolvente da praia. Foram também identificadas as praias de uso limitado, em que a área utilizável é fortemente condicionada por faixas de salvaguarda do risco costeiro associado a arribas ou acessos.

“Em contexto covid importa garantir a distância de segurança e a consequente redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias”, afirma a APA em comunicado.

Veja a capacidade das praias do Barlavento e Sotavento algarvios, do Tejo e do Oeste.

Sugerir correcção