Santuário de Fátima retoma celebrações com peregrinos

As celebrações com a presença de peregrinos retomam no próximo sábado e vão ser repartidas entre a Basílica da Santíssima Trindade e o Recinto de Oração.

covid19,coronavirus,santuario,fatima,sociedade,religiao,
Fotogaleria
O Santuário esteve fechado aos peregrinos para as celebrações anuais do 13 de Maio daniel rocha
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Fotogaleria
O Santuário esteve fechado aos peregrinos para as celebrações anuais do 13 de Maio daniel rocha
covid19,coronavirus,santuario,fatima,sociedade,religiao,
Fotogaleria
O Santuário esteve fechado aos peregrinos para as celebrações anuais do 13 de Maio daniel rocha

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos, suspensas desde 14 de Março, a partir do próximo sábado.

A transferência das principais celebrações do programa oficial das missas para a Basílica da Santíssima Trindade (todas as missas de segunda a sexta-feira) e para o Recinto de Oração “obedeceu a um critério de responsabilidade”, que o Santuário já tem vindo a adoptar no contexto da pandemia.

O Santuário de Fátima anunciou na última sexta-feira, em comunicado, que “para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde” vai concentrar a maioria das missas na Basílica da Santíssima Trindade.

Neste local, será realizado o programa oficial de segunda a domingo, à excepção da missa das 11h que ao fim de semana, até 26 de Outubro, será sempre celebrada no Recinto de Oração. Ao domingo, a missa das 15h vai passar a ser celebrada também no Recinto de Oração.

Antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, a 14 de Março, este santuário mariano adoptou um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela covid-19. “Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial”, destaca o Santuário no seu site.

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas, com a reza do Terço às 12 e às 18h30. As celebrações oficiais terminarão diariamente com o Terço às 21h30. Durante a semana será ainda celebrada, na Capelinha das Aparições, a Eucaristia das 12h30.

Já as missas, que habitualmente decorriam durante a semana na Capelinha das Aparições, em italiano, inglês e espanhol, não vão ser celebradas, assim como a procissão do Santíssimo ao domingo.

"Perfeitas condições de segurança e respeito pelas regras de desconfinamento"

O Santuário de Fátima tem vindo a retomar gradualmente a actividade desde 4 de Maio, com a reabertura dos espaços de atendimento, lojas e espaços litúrgicos para visita e oração. Os espaços museológicos também reabriram na última terça-feira.

Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu “estritas medidas de prevenção”, com indicações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e protecção individual. Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Durante as celebrações, a máscara só deve ser retirada no momento da comunhão que continua a ser dada na mão, informa também o Santuário.

O Santuário “quer garantir a participação do maior número de peregrinos em perfeitas condições de segurança e respeito pelas regras de desconfinamento”. Neste sentido, os peregrinos devem ainda respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração.

As capelas da Reconciliação e da Adoração mantêm os horários habituais, devendo os peregrinos cumprir as regras de higiene e sanitárias recomendadas. Por último, a Bênção dos Veículos passa a realizar-se semanalmente, a partir do dia 31 de Maio, ao domingo, no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h.

Texto editado por Pedro Rios

Sugerir correcção