UNSPLASH
Foto
UNSPLASH

Engenheiros procuram soluções criativas para desafios ambientais

O Going Green Engineering Challenge convida engenheiros, estudantes e profissionais de engenharia a apresentarem a melhor solução sustentável para um desafio ambiental. A ideia vencedora ganha 500 euros.

Unir a engenharia com a sustentabilidade é o desafio lançado pelo Colégio de Engenharia do Ambiente — Norte e pela Ordem dos Engenheiros — Região Norte (OERN): o Going Green Engineering Challenge. A premissa é precisamente esta: “identificares um problema/desafio ambiental e apresentares uma solução viável, do ponto de vista da engenharia, e que seja, simultaneamente, economicamente sustentável”. 

A organização explica que este concurso surge numa fase de busca por soluções para o ambiente na sequência da pandemia de covid-19. Os participantes concorrem através de um pitch em formato vídeo, em português, com uma duração máxima de dois minutos. Durante este tempo devem explicar a sua proposta com criatividade e demonstrar “pensamento crítico”, assim como “competências transversais na área da tecnologia” e “desenvolver a capacidade de resolução de problemas”. 

O concurso é destinado todos os membros da OERN com a sua inscrição activa e também a estudantes e profissionais da área de engenharia, residentes em Portugal Continental. Os participantes podem apresentar a candidatura até 1 de Junho através do preenchimento da inscrição e do envio do pitch, conforme se lê no regulamento.

O anúncio do projecto vencedor será feito no Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, celebrado pela OERN com um evento online. 

Texto editado por Ana Maria Henriques

 
Sugerir correcção