Há cada vez menos Boavistas e Deportivos no futebol

Foi quase no mesmo dia, com um ano de diferença, que o “SuperDepor” e o “Boavistão” dominaram o campeonato das duas nações ibéricas. Exemplos cada vez mais raros num luta pelo topo que está aberta a poucos.

Foto
A festa do título no Estádio do Bessa, em Maio de 2001

Com um ano menos um dia de diferença, Deportivo da Corunha e Boavista fizeram história no futebol da Península Ibérica. O Depor foi campeão espanhol a 19 de Maio de 2000, o Boavista conquistou o título português a 18 de Maio de 2001. O “SuperDepor” e o “Boavistão” foram dois fenómenos na viragem do século que são cada vez mais raros num futebol europeu em que o acesso ao topo é cada vez mais restrito. Depois do único título conquistado por uma equipa da Galiza, o futebol espanhol quase que se dividiu entre Barcelona (10) e Real Madrid (6). E o futebol português quase que só teve dois campeões depois da campanha gloriosa das “panteras” do Bessa — dez títulos do FC Porto, sete do Benfica e um do Sporting. Como os dois vizinhos ibéricos, há uma tendência semelhante no futebol europeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção