FPF divulgará em breve “sensibilidade” da DGS face aos estádios a usar

Secretário de Estado da Saúde delega em Fernando Gomes responsabilidade de transmitir veredicto das autoridades.

Foto
Tiago Lopes

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai divulgar em breve a “sensibilidade” da Direcção-Geral da Saúde (DGS) relativamente aos estádios para a retoma da I Liga, após a interrupção devido à covid-19, disse esta terça-feira o secretário de Estado da Saúde.

“Tem havido um trabalho muito bom e muito próximo entre FPF, Liga, clubes, DGS e um grupo de trabalho, que teve médicos de saúde pública e que foi muito importante para que este trabalho se tornasse eficiente e profícuo”, disse António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de balanço da pandemia em Portugal.

Lacerda Sales explicou que foi pedida uma “memória descritiva dos diferentes estádios de futebol”, que já chegou à DGS, e recordou que nesta terça-feira se realizam vistorias aos estádios de nível 1 da I Liga, os recintos de Benfica, Boavista, Sp. Braga, Gil Vicente, Marítimo, FC Porto, Sporting e V. Guimarães.

Na segunda-feira, FPF e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deram conta do envio para a DGS dos resultados das vistorias aos seis estádios de nível 2 e 3 candidatos a receber os últimos jogos do campeonato, casos dos recintos de Paços de Ferreira, Desp. Aves, Rio Ave, Tondela, Portimonense e V. Setúbal.

De fora desta lista ficaram os campos do Santa Clara e do Belenenses SAD, que já anunciaram que jogarão na Cidade do Futebol, em Oeiras, do Famalicão, que vai receber os adversários em Barcelos, e do Moreirense, que jogará em Guimarães.

“Penso que amanhã [quarta-feira] ou nas próximas horas o senhor presidente da FPF terá oportunidade de comunicar aquilo que é a sensibilidade da DGS relativamente a estas memórias descritivas”, salientou.

O secretário de Estado da Saúde afirmou ainda que existirá também uma norma em relação aos transportes, que serão “exclusivos das respectivas equipas de futebol”.

Sugerir correcção