Covid-19: Hospital de Santa Maria vai realizar testes rápidos que permitem resultados numa hora

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte já realizou mais de 16 mil testes de rastreio da covid-19.

Foto
Os teste são indicados para grávidas em trabalho de parto, por exemplo PAULO PIMENTA

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai começar a realizar testes rápidos de detecção de infecção com o coronavírus SARS-CoV-2 que permitem resultados em cerca de uma hora, anunciou esta terça-feira o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

“Estes testes rápidos são importantes, por exemplo, para garantir a segurança de doentes e profissionais em cirurgias e exames emergentes ou nas salas de partos”, adianta o centro hospitalar numa nota enviada à agência Lusa.

Segundo o CHULN, a realização dos testes rápidos pelo método RT-PCR – que analisa a presença do coronavírus, que provoca a doença covid-19, em secreção respiratória – está indicada para grávidas em trabalho de parto, para intervenções cirúrgicas, endoscopias digestivas, broncoscopias emergentes e em situações de “intervenção emergente” de cardiologia e neurorradiologia.

O Serviço de Patologia Clínica do CHULN realizou já mais de 16 mil testes de rastreio da covid-19 e cerca de mil testes serológicos para detectar anticorpos em doentes e profissionais do centro hospitalar.

Fonte do centro hospitalar adiantou à Lusa que dos mais de 16 mil testes realizados, 1200 dos quais a profissionais de saúde, cerca de 7% deram positivo.

Sugerir correcção