A covid-19 e as limitações de direitos lá por fora

Se, por um lado, é por demais evidente que o Estado abusa com facilidade dos seus crescentes poderes, por outro lado, há imensas teses conspiracionistas absurdas e, eventualmente, perigosas.

“Precisamos de resistência à tirania para permanecermos livres. O poder a que não se resiste continua a crescer e a corromper. A história ensina que a maior parte das pessoas prefere a ilusão de segurança à cacofonia da liberdade. A única razão pela qual temos liberdades civis hoje é porque gerações de minorias determinadas - começando pelos revolucionários na década de 1770 - lutaram por elas”. Estas sábias palavras encontram-se num artigo de Andrew Napolitano, ex-juiz e há muito comentador jurídico da Fox News, a propósito das inconstitucionalidades que aponta às diversas medidas de confinamento que têm sido implementadas pelos governadores dos estados norte-americanos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção