Fotogaleria
Imagens captadas pela equipa de filmagem do filme Montanha ou Morte DR
Fotogaleria
Imagens captadas pela equipa de filmagem do filme Montanha ou Morte DR

Foi avistado (e filmado) um urso-pardo na Galiza, 150 anos depois

Animal foi captado pelas câmaras da equipa de filmagem da produção Montanha ou Morte, do realizador Pela del Álamo.

Um urso-pardo foi filmado pela primeira vez em Ourense, na Galiza, perto da fronteira com Portugal, por uma equipa de filmagem que se encontrava na zona a rodar o filme intitulado Montanha ou Morte (Montaña ou Morte), do realizador Pela del Álamo, avança o jornal galego Diario de Pontevedra.

As imagens mostram a presença de um urso-pardo macho, com entre três a cinco anos, a vaguear por vários locais do Parque Natural O Invernadeiro, na Galiza.

Há dois anos, a equipa de produção do filme espalhou várias câmaras naquele parque natural para recolher imagens da vida selvagem. Mas não estava à espera que as câmaras captassem um exemplar de urso-pardo, uma espécie protegida em Espanha desde 1973. As imagens, essas, irão agora fazer parte do filme que está ainda em fase de desenvolvimento. “O exemplar é o primeiro a ser filmado na zona e provavelmente o primeiro que transita nesta comarca nos últimos 150 anos”, explicou a equipa de produção citada pelo Diario de Pontevedra.

O departamento de comunicação do parque natural garante que o animal passou ali o Inverno, o que significa que o parque tem as condições necessárias para que outros ursos possam estabelecer-se na zona no futuro. “Após anos de trabalho, a preservação do espaço protegido de O Invernadeiro permitiu que o urso-pardo encontrasse um habitat adequado”, acrescenta, em comunicado, citado pelo mesmo jornal.

O Diario de Pontevedra destaca que, ao que tudo indica, este animal estaria fixado provavelmente na serra do Courel e terá viajado até Ourense.

Sugerir correcção