“Como é possível Portugal ter 700 mortos e nós 20 mil?”, questiona líder da oposição em Espanha

Pablo Casado lançou a questão a Pedro Sánchez durante o debate no Parlamento sobre a prorrogação do estado de emergência até 9 de Maio.

Foto
Pablo Casado confrontou novamente o executivo espanhol LUSA/Mariscal / POOL

O líder da oposição espanhola, Pablo Casado, do Partido Popular (direita), perguntou nesta quarta-feira ao chefe do Governo, Pedro Sánchez, como é possível Portugal, mesmo ao lado, ter 700 óbitos de covid-19 enquanto Espanha tem 20 mil.

“Como é possível, se partilhamos uma fronteira comum?”, perguntou Casado a Sánchez durante o debate no Parlamento sobre a prorrogação do estado de emergência em Espanha até 9 de Maio.

O líder do PP foi muito duro nas críticas à forma como o chefe do Governo tem feito a gestão da luta contra o novo coronavírus.

Pablo Casado disse que  vai apoiar a terceira prorrogação do estado de emergência, mas instou Sánchez a governar “com firmeza e determinação”, para resolver a crise e “aproveitar” os próximos quinze dias, porque “a paciência dos espanhóis também tem um limite”.

A alusão a Portugal não foi a única feita no debate, tendo a líder parlamentar do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Adriana Lastra, mencionado a carta em que o chefe da oposição portuguesa, Rui Rio, do PSD, reiterou em mensagem aos militantes do seu partido a sua colaboração com o Governo socialista de António Costa.

Portugal registou 785 óbitos por covid-19, enquanto a Espanha 21.717, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira pelas respectivas autoridades sanitárias.

Espanha tem cerca de 45 milhões de habitantes, enquanto Portugal cerca de dez milhões, uma diferença que, mesmo assim, não esconde a grande diferença de óbitos verificada em cada um dos países.

Espanha é o segundo país com mais mortos por cada milhão de habitantes (464 óbitos), depois da Bélgica (540) e antes da Itália (408) e França (319), numa lista em que os Estados Unidos têm 137 e Portugal 77.

O Parlamento espanhol deverá aprovar nesta quarta-feira ao fim da tarde a proposta do Governo de prolongar por mais duas semanas, de 26 de Abril a 9 de Maio, o estado de emergência em vigor desde 15 de Março.

A Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, que a nível global, segundo um balanço da AFP, já provocou cerca de 178 mil mortos e infectou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (45.075) e mais casos de infecção confirmados (mais de 825 mil). Seguem-se Itália (24.648 mortos, em quase 184 mil casos), Espanha (21.717 mortos, mais de 208 mil casos), França (20.796 mortos, mais de 158 mil casos) e Reino Unido (17.337 mortos, mais de 129 mil casos).

Sugerir correcção