Há 25 anos, os Pavement decidiram ser eles mesmos – o que quer que isso fosse

O estranho e quase inacessível Wowee Zowee não catapultou os Pavement para o sucesso que os esperava – mas a banda nunca esteve para aí virada. O percussionista Bob Nastanovich conta que “foi sempre mais interessante fazer o que nos parecia o mais acertado em vez daquilo que as outras pessoas pensavam que devíamos fazer”.

Foto
Mick Hutson/Redferns/getty images

Não é que, durante os tempos em que estiveram activos, os Pavement alguma vez tivessem sido uma banda com fãs a fazer fila para comprar o novo álbum, mas, a 11 de Abril de 1995, aqueles que pegaram numa cópia de Wowee Zowee e encostaram a agulha ao vinil devem ter ficado confusos. Um piano indeciso nos primeiros segundos da faixa de abertura insiste na mesma nota até encontrar uma progressão de acordes que vá ao encontro da melancólica guitarra acústica que o acompanha. Stephen Malkmus canta sem ondas de distorção que lhe escondam a voz. Um sotaque britânico estranho e uma história sobre... Nozes brasileiras?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários