Um arquivo no Porto para remexer no trabalho de dez fotógrafos portugueses

O depósito-loja dedicado à fotografia contemporânea abre a 1 de Fevereiro. A The Cave Photography vai vender fotografias de autor e provas fotográficas na Casa Vicent, no Porto.

Foto
Paulo Pimenta

Situada entre uma loja, um bar e uma galeria de arte, a The Cave Photography vai mostrar (e vender) trabalhos de dez fotógrafos. “Não é uma galeria”, salvaguarda Miguel Refresco, um dos responsáveis pelo, isso sim, arquivo e loja no piso -1 da Casa Vicent, na rua 31 de Janeiro, no Porto. A inauguração está marcada para sábado, a 1 de Fevereiro. 

Bernardo Sousa Santos
Rui Pinheiro
Cecília de Fátima
Paulo Pimenta
Dinis Santos
Fotogaleria
Bernardo Sousa Santos

A comunidade de artistas portugueses por detrás do projecto — Bernardo Sousa Santos, Cecília de Fátima, Dinis Santos, Fátima Abreu Ferreira, José Bacelar, Paulo Pimenta (fotojornalista do PÚBLICO), Pedro Magalhães, Miguel Refresco, Rui Pinheiro, Violeta Moura — quer criar uma “maior proximidade” com a fotografia contemporânea. Literalmente: “queremos que seja possível mexer nas fotografias, o que muitas vezes não está associado ao conceito de galeria”. 

Violeta Moura
Pedro Magalhães
José Bacelar
Fátima Abreu Ferreira
Miguel Refresco
Fotogaleria
Violeta Moura

Para conhecer, comprar ou alugar vão estar disponíveis fotografias destes autores, “em séries limitadas, autenticadas pelos artistas e impressor”, bem como postais assinados, provas fotográficas e imagens que já passaram por outras exposições. Ao longo do ano, o objectivo do colectivo é “desenvolver um programa educativo”, para que o arquivo e a loja funcionem também como “local de partilha”, diz ao P3 Miguel Refresco

Sugerir correcção
Comentar