O caso Dreyfus, manual de operações

É a causa mais célebre de todas. Pela polémica tremenda que a envolveu, dividindo um país ao meio. Pelo que evidenciou dos traços de uma nação, com destaque para o antissemitismo. Pelo legado que nos deixou, desde logo como expressão e paradigma dos desvarios da justiça. O conceito de erro judiciário nunca mais foi o mesmo.

Foto

No início, a encenação marcial: grita-se o castigo, quebra-se a espada, arrancam-se os galões da farda. O aparato militar e o ritual de Estado, a turba aos gritos, mantida à distância, tudo contribui para converter aquele momento numa esmagadora cerimónia degradante, termo cunhado pela corrente criminológica do labelling approach, que na década de 60 estudou o papel dos rótulos e das etiquetas na construção social do crime e na estigmatização dos criminosos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários