O segredo? Está na produção portuguesa

Pode ainda ser um segredo, mas não está assim tão bem guardado. Desde que a Mercadona está em Portugal sempre se destacou pela aposta no sector primário e, consequentemente, na produção nacional. Portugal é uma aposta de marca espanhola, que já investiu 203 milhões de euros em comprar no sector primário nacional e conta com 1.100 trabalhadores lusos nos seus quadros.

Uma das grandes apostas da Mercadona em Portugal é a produção nacional. Já com várias lojas no nosso país, são os fornecedores nacionais que estão a alavancar o super projecto de expansão da retalhista espanhola.

Actualmente, a marca própria da Mercadona já trabalha com azeite e leite 100% nacional e os vinhos Mercadona foram criados por 20 produtores portugueses.

Esta é a estratégia delineada pelo próprio Juan Roig, presidente da cadeia de supermercados, anos antes da entrada em cena no mercado retalhista nacional: estudar os hábitos de consumo dos portugueses, perceber que tipo de produtos preferem e selecionar os fornecedores locais ideais.

A primeira grande aposta em solo português acabaria por ser num produtor já conhecido da Mercadona, a Kiwi Greensun — empresa fundada em Felgueiras e a maior produtora de kiwis da Península Ibérica. A parceria entre a Mercadona e a Greensun teve início em 2012 e, desde então, o kiwi português tem estado à venda nas 500 lojas da cadeia de supermercados em Espanha. Só em 2018 a Mercadona comprou mais de 2.500 toneladas de kiwi verde à empresa portuguesa.

“O meu pai é que começou com os negócios do kiwi, ainda nos anos 80”, explica Vítor Araújo, presidente da Kiwi Greensun. “Eu comecei em 1993 a tempo inteiro a dedicar-me aos kiwis. Em 2004 nasceu a Kiwi Greensun e actualmente temos 360 hectares de kiwis plantados”. E como é trabalhar com a Mercadona? “São muito exigentes!”, brinca Vítor Araújo, “mas conseguindo cumprir com essas exigências, mantendo níveis de qualidade altos, corre tudo bem”.

O azeite também tem sido uma das principais escolhas da marca. O clima temperado mediterrânico, em conjunto com solos calcários, faz de Portugal um dos melhores produtores de azeite do mundo. A Mercadona colabora com a Riazor, empresa de Santarém, para criar o azeite de marca própria “Hacendado”, em Portugal.

O leite é ainda um produto que a Mercadona identificou como pertencente a um sector produtor sensível e que devemos cuidar. A nossa forma de apoiar é - como fazemos também com o resto dos produtores - estabelecer contratos de longo prazo, não realizando promoções e garantindo uma estabilidade nos preços, que beneficia também o produtor. Tudo isto significa que asseguramos que todo o leite da nossa marca "Hacendado", vendido em Portugal, é 100% português. Esta é a forma que a Mercadona tem de garantir a sustentabilidade de toda a cadeia agroalimentar, apoiando deste modo o desenvolvimento do sector primário nacional.

Elena Aldana, directora de Assuntos Europeus e Relações Externas de Portugal, reforça a importância da colaboração com os fornecedores portugueses: "Para nós é muito importante estabelecer relações de transparência, estabilidade e eficiência junto do sector primário. Temos como objectivo conjugar esforços e partilhar conhecimentos que contribuam para a modernização, produtividade e prosperidade em toda a cadeia agroalimentar da Mercadona. Pretendemos assim que os nossos consumidores possam aceder a produtos de fornecedores especializados e de origem cada vez mais local".

Já este mês, a Mercadona inaugurou o décimo supermercado em Portugal. A cidade escolhida para “fechar” o ciclo de investimentos de 2019 foi Braga, mas a cadeia espanhola já prometeu abrir mais dez unidades no próximo ano na região norte.

4 tipos de azeite, diferentes aplicações:

Os especialistas da Mercadona desenvolveram quatro tipos de azeite, cada um com diferentes características para serem utilizados em diferentes ocasiões.

  • Azeite com etiqueta vermelha: ideal para fritar, refogar ou saltear;
  • Azeite com etiqueta azul: este azeite virgem é o mais suave e adequado para cozinhar e temperar;
  • Azeite com etiqueta verde: este azeite virgem extra é mais frutado e suave, ideal para temperar saladas e todo o tipo de pratos;
  • Azeite com etiqueta negra: o azeite selecção virgem extra é um azeite mais intenso, frutado e aromático. Um azeite de qualidade superior, perfeito para molhar o pão ou, agora que estamos na época natalícia, para regar um bom prato de bacalhau.

Conheça e desfrute de produtos 100% portugueses da marca Mercadona: além do azeite português “Hacendado” e da fruta local da Greensun, prove também a sidra e as cervejas "A Minha" e "A Tua", desenvolvidas no Centro de Coinovação de Matosinhos e feitas em Santarém.