UEFA quer esclarecimentos do International Board por causa do VAR

Em causa está, sobretudo, a utilização das linhas de fora-de-jogo.

Foto
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, em Nyon Reuters/DENIS BALIBOUSE

O presidente da UEFA afirmou nesta quarta-feira que o organismo vai pedir ao International Board, que define as leis do jogo no futebol, alguns esclarecimentos sobre a utilização do videoárbitro (VAR), sobretudo nos lances de fora-de-jogo.

“Há algumas coisas que não estão claras e gostaríamos de esclarecer. Por exemplo, as linhas de fora-de-jogo. É algo que ainda não é claro. Não é claro como são feitas e quem decide”, afirmou Aleksander Ceferin, em conferência de imprensa, após reunião do Comité Executivo da UEFA, em Nyon, na Suíça.

O dirigente esloveno abordou também um lance no jogo entre o Slavia Praga e o Inter Milão (1-3), para a Liga dos Campeões, em que os italianos chegaram ao 0-2, golo que acabou por ser anulado para ser assinalada uma grande penalidade a favor dos checos.

“Devemos tornar a tecnologia mais clara, rápida e menos invasiva. O futebol está a mudar e estamos preocupados que esteja a mudar de mais”, referiu Ceferin, acrescentado que espera uma “resposta clara” do International Board, que tem uma reunião agendada para 29 de Fevereiro do próximo ano, na Irlanda do Norte.

Entretanto, o Comité Executivo da UEFA aprovou a utilização do VAR na fase de qualificação europeia para o Mundial 2022 de futebol, que vai decorrer no Qatar, algo que acontecerá pela primeira vez, faltando apenas receber a confirmação da FIFA.

O VAR vai ser utilizado já em Março de 2020, nos “play-offs” de acesso à fase final do Euro 2020, prova que vai decorrer pela primeira vez em 12 cidades de 12 países diferentes e para a qual Portugal, detentor do troféu, já está qualificado.

O Comité Executivo da UEFA decidiu também alterar o formato da Liga dos Campeões feminina, com a introdução de uma fase de grupos já a partir da época 2021-22, para decidir o acesso aos quartos-de-final.

A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA ficou agendada para 2 de março de 2020, em Amesterdão, na Holanda.

Sugerir correcção
Comentar