Rui Pinto blindou dez discos rígidos que a PJ não consegue descodificar

Grande volume de informação continua fora do alcance das autoridades, devido à encriptação que o hacker colocou nos dispositivos. PJ diz que “há fortes indícios” da existência de novas provas, e queixa-se de falta de tempo para tentar chegar a mais dados

Foto
Rui Pinto é o responsável pela plataforma Football Leaks DR

Dos doze discos externos e dois computadores confiscados a Rui Pinto na Hungria, em Janeiro, dez discos rígidos permanecem inacessíveis às autoridades. O sistema de encriptação aplicado pelo hacker a estes dispositivos não permitiu que a polícia conseguisse recolher um grande volume de dados que podem ser fundamentais para as investigações. No total, são dezenas de milhares de gigabytes de informação que continuam inacessíveis e podem revelar mais pormenores sobre os alegados roubos de correspondência electrónica e acessos ilegítimos aos sistemas informáticos de centenas de instituições públicas e privadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 38 comentários