“Uma História colonial séria tem de cruzar as versões de colonizadores e colonizados”

A historiadora marroquina Fatima Harrak esteve em Lisboa a falar de colonialismo e imigração, de política e da presença de Portugal em Marrocos. Sobre a escravatura foi peremptória: é preciso mais investigação.

Foto
Fatima Harrak passou por Lisboa para duas conferências Francisco Romão Pereira

Historiadora e cientista política marroquina, Fatima Harrak já assumiu vários cargos de direcção em instituições universitárias: no Instituto de Estudos Africanos da Universidade Mohamed V, em Rabat, onde é professora honorária, ou no Council for the Development of Social Science Research in Africa. Estudou em França (Institut d'Etudes Politiques) e em Inglaterra (School of Oriental and African Studies) e tem feito investigação sobre temas como a história de Marrocos e África, religião e mulheres, colonialismo ou escravatura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários