Ser Voluntário… no Movimento Transformers

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Movimento Transformers

Área Geográfica: Área Metropolitana Porto
Tema: Vários

Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, que surgiu em 2010 e tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer.

Acreditam que todos nós temos um superpoder, só temos de estar dispostos a partilhá-lo e usá-lo para um bem comum. Para que mais pessoas possam descobrir e aprender superpoderes, desenvolveram o conceito e metodologia das “Escolas de Superpoderes”, onde qualquer escola, instituição, prisão ou empresa junta mentores e aprendizes para partilhar superpoderes e transformar a sua comunidade

Um superpoder pode ser a culinária, a natação, a fotografia, o hóquei em patins ou qualquer outra actividade desportiva ou artística. A única condição é que possa ser partilhado com um grupo de aprendizes.

Em traços simples têm mentores voluntários que dão aulas semanais de diferentes talentos (culinária, futebol, kickboxing, remo, surf, expressão musical, teatro, meditação, fotografia, etc.) a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e seniores isolados. Paralelamente, cada grupo de aprendizes deve identificar um problema na sua comunidade e minimizá-lo através da actividade que recebeu, numa acção de payback.

Qual o impacto do Movimento Transformers?

Em 2018, o Movimento conseguiu alcançar 404 aprendizes, 23 mentores voluntários, 2733 horas de voluntariado e mais de 11407 pessoas impactadas em apresentações.

Como posso ajudar?

O Movimento Transformers procura mentores voluntários para as suas “Escolas de Superpoderes”.

O que precisam de mim?

  • Disponibilidade para participar numa formação nos dias 28 e 29 de Setembro, no Porto
  • Partilhar o talento numa das cidades onde actuam
  • Entre duas a quatro horas por semana
  • Ter mais de 16 anos
Sugerir correcção
Comentar