Não se vê a graça de Soderbergh, Assayas deixa-nos com um sorriso de incredulidade

O concurso, hoje, no Festival de Veneza: Steven Soderbergh quer divertir-nos com a opacidade dos Panama Papers, mas não vimos a graça de The Laundromat; Olivier Assayas quer levar a sério um fresco sobre a História recente de Cuba, mas Wasp Network deixa-nos com um sorriso de incredulidade.

Foto
Gary Oldman e Antonio Banderas em The Laundromat, de Steven Soderbergh DR

Os sinais de um novo amanhã, num texto em que as palavras-chave desse suposto novo dia são “histórias audiovisuais”, “produtos” e “séries” e um contexto em que “cinema” já não é termo que baste porque a “velha aristocracia” – estúdios, salas… – “já foi”, como diria o outro, são apresentados como o programa do dia da 76. Edição do Festival de Veneza. Isto segundo um editorial no diário oficial do festival, que faz a propaganda da narrativa que a direcção de Veneza, e do seu director artístico Alberto Barbera, está a imprimir ao Lido. Diz-se ali, naquele texto, que este é um festival “sintonizado com as mais modernas instâncias do mercado sem renunciar aos seus valores-chave: a qualidade dos produtos apresentados”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar