Finalmente, os animais têm direitos

É reconfortante ver que, finalmente, as nossas leis e os nossos governantes perceberam que os nossos animais são, na realidade, muito mais do que animais, muito mais do que um terceiro elemento qualquer nas nossas vidas.

Foto
Daniel Rocha

Li hoje a notícia que nos conta que Lisboa passou a ter uma nova ambulância de socorro animal, ambulância esta que é um excelente exemplo da utilidade das candidaturas do orçamento participativo das cidades, justificando o investimento no mesmo. Não tenho acesso a números precisos, mas os números da vida real fazem-me perspectivar que cada vez são mais as pessoas que vivem com um animal de companhia, até mesmo aquelas que viveram meia vida a recusar-se a uma realidade como esta.

E digo de companhia porque talvez o cerne do crescimento seja esse mesmo para muitas pessoas, neste tempo em que vivemos no qual as relações humanas são cada vez mais amorfas, vazias, temporárias e com um ecrã como fundo de parede entre nós e os outros.

Um animal de companhia preenche em muitas casas a solidão das paredes que viram os filhos seguir com o curso natural da vida; e preenche a solidão da ausência da esposa ou do marido que partiram. O animal de companhia preenche a função natural que muitos corações humanos encontram para respirar, através da sensação de ter alguém ao seu cuidado, alguém que depende do seu despertar diário.

O animal de companhia é, para outros, um exemplo de responsabilidade e afecto que desejam que cresça junto dos mais novos lá de casa, das nossas crianças. E, para os últimos, o animal de companhia sempre foi uma presença de casa, geração após geração, sendo perfeitamente natural.

Não deixa de ser curiosa a forma como vejo os animais interagirem com as crianças, como se fossem capazes de perspectivar a inocência das mesmas através dos caminhos do amor e do afecto. Já vi felinos despirem a sua personalidade tão característica deixando bebés puxarem-lhes tudo e mais alguma coisa — e todos os que temos ou já tivemos gatos sabemos bem o que isto significa.

Mas mais curioso ainda é ver alguns animais terem comportamentos mais humanos, que muitos humanos seriam capazes de ter.

O Tomás, apesar do nome humano, era o cão da minha vizinha. Todas as manhãs, quando o Tomás ouvia o vizinho já bastante idoso sair de casa, começava a ladrar para o deixarem sair e acompanhar o homem no ritual de compra do jornal no quiosque do outro lado da rua. O Tomás não era um cão guia; no entanto, e após a morte da vizinha, passou a fazer isto, todos os dias, sem motivo aparente ou estímulo.

Teria várias histórias como esta para contar sobre animais de estimação. E, uma vez mais, a alcunha que sucede a palavra “animais” é justa. De animais de companhia passo a referir animais de estimação porque, efectivamente, acredito que os devemos estimar tal como fazemos com as pessoas.

É reconfortante ver que, finalmente, as nossas leis e os nossos governantes perceberam que os nossos animais são, na realidade, muito mais do que animais, muito mais do que um terceiro elemento qualquer nas nossas vidas. É reconfortante saber que hoje, num momento de aflição ou de doença, temos a quem recorrer para, da forma adequada, sabermos tratar dos nossos animais.

Finalmente, estamos a conseguir saber proteger aqueles que nada pedem e tanto nos dão incondicionalmente.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários