Governo demora um ano a autorizar contratação de especialistas

Em quatro centros hospitalares de Lisboa e no Hospital de Beja faltam pelo menos 241 médicos especialistas, segundo uma ronda feita pelo PÚBLICO. Hospital de Santa Maria aguarda resposta do Governo há nove meses para fazer uma contratação. Presidente da Associação dos Administradores Hospitalares diz que há respostas que podem levar um ano.

Foto
Rui Gaudêncio

Há nove meses que o Hospital de Santa Maria aguarda luz verde do Governo para fazer um contrato sem termo a um médico obstetra. E desde Janeiro que este médico está sem vínculo oficial, uma vez que o contrato à tarefa também terminou e nem o prolongamento teve ainda o aval da tutela. Conclusão: para que o médico em causa não saia — estamos a falar de um obstetra responsável pelas ecografias e que faz parte das já reduzidas equipas de urgência — a administração do Santa Maria tem assumido o pagamento do ordenado, aguardando que a situação acabe resolvida pelo Governo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários