Como o Ocidente inventou a imagem do negro

É emblemática a inversão da imagem do africano, que muda entre o fim da Idade Média e o começo dos tempos modernos. Nesse sentido, a micro-história é o espelho da macro-história.

Foram interessantes as reflexões do crítico literário francês, Louis-Georges Tin, quando participou num debate em volta de Otelo, personagem principal da peça teatral epónima de Shakespeare. O tema do debate foi o seguinte: Shakespeare é racista? A história é conhecida. O vitorioso general, Otelo, é enganado por Iago, seu sub-oficial, e, roído pela inveja, acabou por estrangular a sua esposa, Desdêmona.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários