Quem já ganhou A Guerra dos Tronos? A televisão, a fantasia — e a Irlanda do Norte

A série que agora entra na recta final já mandou uma princesa à Guerra das Estrelas ou um compositor para o estrelato. Mas o impacto de A Guerra dos Tronos mede-se sobretudo em milhões para o audiovisual e turismo europeus; a sua influência significa muita fantasia na TV nos próximos anos. Este artigo tem zero spoilers.

Foto
Helen Sloan/HBO

A Guerra dos Tronos, que na madrugada desta segunda-feira começa a sua volta final na maratona de uma década na cultura popular, valerá mais de mil milhões de dólares segundo os analistas do mercado. É um valor que mostra que este é um franchise e não uma mera série de televisão: é um motor da indústria do audiovisual na Europa e do turismo, uma catapulta de carreiras e de uma forma de fazer televisão. Só faltam seis episódios para o fim, mas já há claros vencedores d’A Guerra dos Tronos. São actores, produtores, músicos, mas também países inteiros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários