Governo relançou a Indústria 4.0, a indústria pediu “um Estado 4.0”

Setenta e cinco por cento das empresas portuguesas estão alheadas da transformação digital. “Temos de pedalar mais do que os outros”, diz António Costa.

Fotogaleria

Se Portugal quer uma economia que cresça acima da média da União Europeia, e manter-se assim numa rota de convergência com as economias dos parceiros europeus, então tem “de pedalar mais do que os outros”. As palavras são do primeiro-ministro, António Costa, que foi a Guimarães, nesta terça-feira à tarde, realçar que o programa Indústria 4.0, para a digitalização da economia, é uma “oportunidade” para Portugal se colocar no “pelotão da frente”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Se Portugal quer uma economia que cresça acima da média da União Europeia, e manter-se assim numa rota de convergência com as economias dos parceiros europeus, então tem “de pedalar mais do que os outros”. As palavras são do primeiro-ministro, António Costa, que foi a Guimarães, nesta terça-feira à tarde, realçar que o programa Indústria 4.0, para a digitalização da economia, é uma “oportunidade” para Portugal se colocar no “pelotão da frente”.

“Esta é a primeira revolução industrial em que Portugal pode partir na linha da frente”, disse Costa, porque uma economia mais digital não depende de “localização geográfica”. Nem de “matéria-prima”. E assenta em algo que Portugal tem – “conhecimento”. O Governo, como diria o ministro da Economia, Siza Vieira, estava ali para dar apoio através de políticas públicas, mas o que Portugal não tem, segundo uma das empresárias que foi convidada a dar o testemunho naquela sessão, é um Estado com tempos de resposta adequados às necessidades das empresas.

Foto
O primeiro-ministro, durante a intervenção que fez na Universidade do Minho Octávio Passos/Lusa

“Devíamos ter um Estado 4.0 e não 2.0, que é aquilo que temos”, disse Sónia Calado, administradora da DRT, um grupo empresarial sediado em Leiria. Costa estava na plateia. O ministro da Economia, Siza Vieira também. E o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, idem. “Há muitos apoios, mas depois nas decisões é tudo muito lento. Quando se está um ano à espera de uma decisão, aquilo que era verdade no momento da candidatura já não é verdade no momento da implementação”, insistiu Sónia Calado. No hall do Edifício 1 da Universidade do Minho, em Azurém, ouviu-se um burburinho.

A empresária tinha tocado num nervo. E não largou: “Nas startups, isto está em velocidade cruzeiro. Mas falta tratar do intermédio. [O Estado] devia colaborar mais, estar mais próximo dos empresários. Os órgãos de decisão deviam visitar as empresas e não avaliar candidaturas só com base no que fica escrito. Ir ao chão de fábrica é muito importante.” Jorge Castro, da empresa Artnovion, insistiu neste ponto. “É preciso ir ver com os pés”, disse, pedindo aos decisores que se metam a caminho das fábricas.

Muito trabalho a fazer

Ao contrário da DRT, que começou como uma empresa do sector dos moldes, tem feito a transformação digital sozinha nos últimos 20 anos –garantiu Sónia Calado – e tem hoje 14 empresas (incluindo na área tecnológica), a maturidade digital das empresas portuguesas deixa muito a desejar. Os números mostrados por Jorge Portugal, director-geral da COTEC, indicam que 25% das empresas estão em velocidade cruzeiro no que toca à transformação digital – o que coloca a economia portuguesa no campeonato do meio. 

Dito de outra forma: 38% das empresas portuguesas têm muito baixa maturidade digital; 37% têm baixa maturidade digital. Contas feitas, 75% do tecido empresarial está alheado da nova “revolução industrial”. Nem António Costa nem Siza Vieira tentaram tapar o sol com a peneira. “Temos de fazer isto de forma muito mais massificada para poder ser transformador”, destacou o ministro da Economia. “Temos de dar escala, dar dimensão, replicar e fazer com que aquilo que hoje é um exemplo passe a ser a regra”, insistiu o primeiro-ministro.

Para chegar a essa meta, o Governo revelou os apoios e metas da segunda fase do programa Indústria 4.0, lançado em 2017, pela mão do então secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que morreu em Março, aos 43 anos, e foi homenageado na sessão desta tarde.

Propondo mobilizar 600 milhões de euros de investimento em dois anos, o executivo vai “reestruturar a linha de crédito Capitalizar, destinando 100 milhões para o apoio à digitalização”. Uma mudança que resulta também das lições aprendidas com a primeira fase, que serviu para mobilizar e sensibilizar e “demonstrou que precisamos de uma resposta mais profunda”, como reconheceu o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que também interveio na sessão.

Para tal, serão alargados os prazos das operações e de realização do investimento, bem como período de carência (dois anos em vez de um) e a bonificação da comissão de garantia. Além disso, Siza Vieira anunciou que acabam de ser lançados os avisos de programas de formação-acção, no valor de 70 milhões de euros, e um aviso do Sistema de Incentivos à Qualificação i4.0, no valor de 21 milhões, financiados pelo Compete 2020. 

Através de 11 medidas distribuídas por três eixos de intervenção (Capacitar, Generalizar e Assimilar), o Governo quer usar o Indústria 4.0 para requalificar 200 trabalhadores na próxima década, envolver 20 mil das 400 mil empresas portuguesas na transformação digital e ajudar a pôr em prática 350 “projectos transformadores”. A concretização destas metas, como salientou António Costa, permitirá só por si “aumentar em 1,8% o valor do Produto Interno Bruto” e “dar o salto que queremos na convergência com a União Europeia”.

Foto
Em Guimarães mostraram-se soluções para a indústria 4.0 Octávio Passos/Lusa

Antes da apresentação do programa, a comitiva governamental contactou com diferentes empresas que exibiram em Guimarães produtos e serviços concebidos para a indústria 4.0 – incluindo a ferramenta Shift to 4.0, com a qual todas as empresas podem fazer um autodiagnóstico da maturidade digital. A cidade anfitriã, por seu lado, divulgou a parceria que estabeleceu com empresários locais e a Universidade do Minho, no projecto i9G, para a criação de uma Academia Industrial que facilite a formação de pessoas e a transferência de conhecimento da academia para a economia. Esta academia ficará sediada em Pevidém, uma vila que há três décadas tinha algumas das maiores empresas têxteis do país.