Estudo da Universidade do Minho propõe órgãos reguladores fora de Lisboa

Equipa de Fernando Alexandre defende revisão do modelo das aquisições e revela que empresas sediadas na Área Metropolitana de Lisboa responderam por 77% das compras do Estado.

Foto
Fernando Alexandre na tomada de posse como secretário de Estado adjunto da Administração Interna, em Abril de 2013 Nuno Ferreira Santos

Um estudo da Universidade do Minho sobre Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Desconcentração do Estado em Portugal, apresentado nesta terça-feira, evidencia uma “grande concentração das entidades públicas e das empresas fornecedoras do Estado na Área Metropolitana de Lisboa (AML)” e considera “essencial deslocalizar e/ou desconcentrar serviços da Administração Central que são responsáveis pela maior fatia da despesa em bens e serviços”. E há outra solução desconcertante: "Lisboa estagnou em relação ao resto do país no século XXI".

O estudo, apresentado no Palácio da Bolsa, foi encomendado pela Associação Comercial do Porto à Universidade do Minho, avança com uma descrição das assimetrias, e da evolução, ao nível das regiões NUTS III, do PIB per capita, da população e suas qualificações e da especialização produtiva. O trabalho, coordenado por Fernando Alexandre, detém-se no período pós-crise financeira de 2008 e revela que no período 2008-2016, “a região da Área Metropolitana de Lisboa apresentou o pior desempenho e a região do Ave foi a que mais cresceu”.

Para Fernando Alexandre, que foi secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, Portugal deve apostar num modelo de crescimento mais parecido com o do “Norte do país onde há uma estrutura económica assente nas exportações”, afastando-se do modelo de economia que prevaleceu Lisboa que se esgotou na década de 90.

Afirmando que o “modelo de decisão de Lisboa estava muito ancorado no Estado e na dívida” o investigador declarou que “Lisboa tem todos os ingredientes que levaram Portugal à crise financeira porque é lá que está a dívida, é lá que estão os bancos que fizeram aquelas asneiras todas, é lá que estão as empresas que representaram grandes falhanços para a economia nacional”. Segundo disse, as regiões do Ave, Tâmega e Sousa, Aveiro, Algarve, algumas zonas de Coimbra e Alto Minho são aquelas que “têm a estrutura económica que o país tem de ter, assente nas exportações”.

Fernando Alexandre lembrou que o PIB em Lisboa caiu 15% entre 2008 e 2012. Por seu lado, a economia nacional cresceu 11% entre 2012 e 2016, enquanto Lisboa se ficou pelos 5% e houve regiões, como o Ave, que cresceram mais de 20”.  “Lisboa estagnou em relação ao resto do país no século XXI e desde 2008 que vem perdendo peso, isto quer dizer que na crise caiu mais do que as outras regiões e que a recuperação decorreu mais devagar”, acrescentou.

Soluções para descentralizar

Os autores do estudo, coordenado pelo economista Fernando Alexandre, apresentam uma série de propostas de políticas públicas para implementar a descentralização e uma delas vai no sentido de “promover uma distribuição geográfica mais equilibrada das empresas fornecedoras do Estado” e das entidades reguladoras que deveriam “estar situadas fora da capital, de forma a promover uma maior independência face ao poder político e económico, um melhor funcionamento dos mercados e uma maior competitividade da economia”

A ideia passa por elaborar um plano a 10 anos para a deslocalização de Lisboa para outras cidades de todas as entidades reguladoras”, lê-se no estudo, que acrescenta que “esta medida deverá ser também aplicada a outras entidades como o Tribunal Constitucional, o Tribunal de Contas ou a Provedoria de Justiça”.

Uma outra proposta considera “essencial rever o modelo de compras públicas, de forma a garantir maior igualdade entre empresas nacionais no fornecimento de bens e serviços ao Estado” e diz que “devem ser avaliadas as barreiras à entrada de PME´s no ‘mercado da contratação pública’, nomeadamente no acesso às plataformas de contratação pública”.

Peso do centralismo

O trabalho reflecte que o centralismo está presente em muitas circunstâncias. O peso da despesa da Administração Local na despesa total atingiu o valor máximo de 15,7% em 2008 e nos anos seguintes à crise financeira de 2008, verificou-se uma diminuição contínua do peso da despesa da Administração Local, atingindo um valor mínimo de 11,6% em 2014. Dois anos depois, o peso já tinha voltado a crescer acima dos 12%.

Em 2016 – último ano para o qual há dados –, 62% das vendas a entidades foram feitas por empresas situadas na AM Lisboa. Paralelamente, metade das compras do Estado (49%) foram realizadas por entidades públicas daquela região. A equipa que fez o estudo revela que 77% das compras de bens e serviços do Estado são feitas na AM Lisboa. A este propósito, o trabalho diz que as empresas da Área Metropolitana de Lisboa são as principais fornecedoras do Estado”.

Sugerir correcção
Comentar