ONU denuncia violação dos direitos humanos de muçulmanos na China

Estima-se que um milhão de muçulmanos estejam detidos em condições precárias. A denúncia foi feita pela voz de Michelle Bachelet, a nova alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Fotogaleria
Detidos num campo de reeducação, numa imagem colocada online pela prefeitura de Hotan HRW
Fotogaleria
Bachelet prometeu ser uma voz para as vítimas de prisão arbitrária SALVATORE DI NOLFI/EPA

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, denunciou a violação dos direitos humanos de comunidades muçulmanas na província chinesa de Xinjiang, com base num relatório da organização Human Rights Watch. A denúncia foi feita na reunião do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

A antiga Presidente do Chile e recém-eleita alta comissária disse que o Comité para a Eliminação da Discriminação Racial verificou a existência de "alegações perturbadoras" sobre as condições de detenção de comunidades muçulmanas na China, com o intuito de serem "reeducadas politicamente", na província autónoma de Xinjiang.

O relatório, que inclui entrevistas a antigos residentes de Xinjiang, e a antigos prisioneiros e seus familiares, apresenta novas provas da tortura e políticas de repressão contra muçulmanos turcos na província. Segundo o documento, o controlo sistemático da vida quotidiana dos cidadãos e o consequente abuso dos seus direitos fundamentais à liberdade de expressão, religião, privacidade, protecção contra qualquer forma de tortura e julgamentos injustos aumentaram de forma exponencial em 2016, quando Chen Quanguo, secretário de Estado do Partido Comunista, assumiu a liderança da região.

O número de pessoas detidas em prisões, em prisão preventiva e em "campos de reeducação" – que não detêm base legal na lei chinesa – triplicou desde 2014. Segundo o relatório, quem está detido nesses campos é sujeito a uma persistente doutrinação que visa a mudança de ideais religiosos e políticos, sendo obrigado a aprender mandarim, a decorar canções de propaganda do Partido Comunista Chinês e a memorizar um conjunto de regras.

Os prisioneiros são mantidos nestes campos de forma "ilegal e irregular", já que não lhes é concedido acesso a advogados, nem são abertos processos judiciais.

"[Os guardas] disseram-nos que os uigures e os cazaques são inimigos da China, que nos querem matar e fazer-nos sofrer, e não há nada que possamos fazer quanto a isso", disse um dos entrevistados.

Também os cidadãos fora dos campos são vigiados de forma permanente e semelhante, devido a medidas administrativas e de controlo de passaportes, bem como postos de controlo. São ainda obrigados a aprender mandarim, a assistir a cerimónias do hastear da bandeira e a comparecer em sessões nas quais os indivíduos são coagidos a confessar um crime, através de abuso verbal e físico. Para além disso, os vizinhos são encorajados pelas autoridades a espiarem-se mutuamente, o que funciona como complemento às forças de segurança e às altas tecnologias utilizadas nos sistemas de vigilância das autoridades, que incluem inteligência artificial e software de vigilância para telemóveis.

As medidas de alta segurança e de controlo de fronteiras já causaram a separação de famílias. Várias pessoas entrevistadas relataram terem perdido contacto com familiares durante um ano ou mais, incluindo crianças. Outros dizem ter sido coagidos a regressar, ou a revelar pormenores da sua vida no exterior.

"Não temos direitos em Xinjiang. Eles assustam-nos muito. Viver aqui muda a tua forma de ser. Ficas com medo de uniformes, tens medo de dizer a verdade, tens medo de rezar, tens medo de ser muçulmana", disse uma mulher que acabou por deixar Xinjiang em Outubro de 2017.

"A campanha de repressão em Xinjiang é o teste chave para verificarmos se as Nações Unidas irão sancionar uma China cada vez mais poderosa, para acabar com estes abusos", disse Sophie Richardson, da Human Rights Watch.

Em Agosto, o governo chinês rejeitou estas acusações, ainda que tenha confirmado que alguns indivíduos tenham sido "reeducados" após terem sido "confundidos com extremistas".

Sugerir correcção
Ler 10 comentários