Tribunal trava prospecção de petróleo no Algarve

Ambientalistas prometem continuar a luta, avançando agora com o “processo principal” para barrar a intenção do Governo de apoiar a pesquisa petrolífera ao largo de Aljezur.

Foto
Mario Lopes Pereira

A prospecção de petróleo ao largo de Aljezur, marcada para o início de Setembro, foi suspensa. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé (TAF) pronunciou-se ontem a favor dos argumentos da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), que alegou existir um “risco grave” para o ambiente, mesma na fase preliminar. A decisão judicial sobre a providência cautelar, interposta pela PALP há cerca de ano meio, vem suspender o título de utilização particular do espaço marítimo, concedido pelo Governo ao consórcio ENI-Galp.

O mesmo tribunal, no mês passado, já se tinha pronunciado negativamente sobre o alegado “interesse nacional” da pesquisa e exploração de hidrocarbonetos invocado pelos ministérios do Ambiente e da Economia. A dirigente da PALP, Rosa Guedes, declarou ao PÚBLICO que se trata de “uma vitória esperada”, atendendo aos condicionalismos impostos pela legislação comunitária sobre áreas protegidas marítimas.

Os ministérios do Ambiente e da Economia ignoraram, durante a fase de consulta pública, as objecções em relação ao furo subscritas por 42 mil pessoas a exigir um estudo de impacto ambiental. Uma “resolução fundamentada” no interesse público nacional concedeu a privados um bem público. Mas, por agora, o acto administrativo fica sem efeito.

A Plataforma, adiantou Rosa Guedes, vai entretanto avançar para uma segunda batalha: “Segue-se agora o processo principal.” Pela sua complexidade, deverá arrastar-se no tempo. O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve — Amal, Jorge Botelho, segue o mesmo caminho. “Já dei instruções aos nossos advogados para entraram com a acção principal depois das férias judiciais.” Faz hoje dois anos que a Amal anunciou a entrada de uma providência cautelar, mas nem sequer chegou a existir audição das testemunhas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado fim-de-semana — após uma visita às zonas ardidas da serra de Monchique —, reuniu-se em Almancil com representantes da Plataforma Algarve Livre de Petróleo e Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP). No final do encontro, que durou cerca de duas horas, declarou: “Recolhi muitos dados de toda a ordem e vou agora confrontar com outros dados, ponderá-los e tomá-los em consideração na apreciação desta matéria.”

Todas as câmaras do Algarve e associações empresariais ligadas directa ou indirectamente ao turismo têm vindo a contestar os contratos das 15 concessões, assinadas em 2007, 2011 e 2013. O primeiro-ministro, António Costa, sempre que tem sido confrontado com esta questão, defende a pesquisa de hidrocarbonetos argumentando que o país tem o direito de conhecer com que “recursos conta” para enfrentar o futuro. Mas se houver exploração, garante, “tem de haver estudo de impacto ambiental”.

Na contestação apresentada no TAF de Loulé, a PALP alegou que, mesmo na fase de pesquisa, existem “riscos reais” que não foram acautelados. A juíza do processo deu provimento a essa preocupação e decidiu suspender a “licença” do título de utilização particular do espaço marítimo para as sondagens na bacia da costa alentejana, nas explorações denominadas Lavagante, Santola e Gamba.

Quanto ao interesse nacional, no caso de existir petróleo em quantidade economicamente viável, o que o Estado poderá receber é uma fatia diminuta. Segundo o contrato da primeira exploração, a concessionária (ENI-Galp) só pagará algum imposto ao Estado português “quando atingir um resultado líquido positivo [descontando os custos de pesquisa, operacionais e de produção] e fica obrigada a pagar de forma continuada à [ex] DGCE-Direcção-Geral de Geologia e Energia 2% por cento dos primeiros cinco milhões de barris”. O máximo que a receita para o Estado pode atingir é de 7%, quando ultrapassar os dez milhões de barris.

O presidente da Associação Empresarial do Algarve — Nera, Vítor Neto, tem afirmado repetidamente que o turismo é o principal sector exportador de bens e serviços do país (17% do total da receita — 12.500 milhões), contribuindo o Algarve com cerca de metade desse valor. A exploração de petróleo, no entender deste dirigente empresarial (ex-secretário de Estado do Turismo), coloca em perigo a sustentabilidade de uma região cuja economia depende da qualidade ambiental.

Já o geólogo do Centro de Investigação Marinha e Ambiental — CIMA, da Universidade do Algarve, Paulo Fernandes, desdramatiza eventuais perigos para o ecossistema marinho. “A execução de um só furo, em princípio, não acarreta grandes impactes ambientais. Os impactos só existem se for um campo de exploração”, tem enfatizado.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários