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Quando a avó dá uma mão à neta, a arte de rua é de lã

Matriz no WOOL 2018, Covilhã Aheneah
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Matriz no WOOL 2018, Covilhã Aheneah

Que levante a mão quem já teve ajuda dos avós para fazer os trabalhos da faculdade. A mão de Ana Martins pode erguer-se bem alto: a avó não só a ajudou durante a licenciatura em Design Gráfico, na ESAD, nas Caldas da Rainha, como contribuiu para que a neta criasse a identidade visual de Aheneah, o nome artístico da jovem de 21 anos, de Lisboa. “Eu decidi que ia experimentar trabalhar com costura enquanto bordava ponto-de-cruz com a minha avó”, conta, ao P3. Pensou que poderia “tirar a técnica tradicional do seu lugar habitual”, juntar conhecimentos de design e assim “ligar dois tempos distintos num mesmo trabalho”. O dela e o da avó. Uma “inovação” que é uma homenagem, e vice-versa.

Isto porque não se bordam apenas imagens doces e recatadas em tons pastel, no conforto de um cadeirão, quando o tempo teima em não passar. Também se constroem murais de arte urbana de quase três metros com 700 pregos, martelos e quilo e meio de lã rosa choque (Matriz, numa das paredes da Casa dos Magistrados da Covilhã, e a instalação tridimensional Why Not?, num dos contentores do Village Underground Lisboa, são provas disso). Basta “descontextualizar a técnica”, elevar o ponto-de-cruz do milímetro para os dez centímetros de espaçamento, explorar diferentes tipografias, escolher entre diferentes espessuras de lã, arriscar cores arrojadas e desenhos bem conhecidos de uma geração digital que quando nasceu ainda chorava no analógico.

O trabalho mais recente, comissionado para o Plano B promover a programação de Julho, luta bem “essa batalha” entre o pixel e o ponto. É uma animação analógica da letra B constituída por 130 bordados que Ana costurou, um a um, à mão. “As minhas avós acham os meus projectos muito interessante, mas às vezes não percebem muito bem o que é”, ri-se. “É muito bom tirar dúvidas com elas, pedir ajuda e poder integrá-las no meu trabalho. Passamos muitos momentos bonitos por causa disso.”

A artista já exibiu peças no Wool (2018), o primeiro festival de arte urbana português, na Covilhã (ver primeira imagem da fotogaleria), em Miguel Bombarda (exposição Who Let the Dogs Out), no ESTAU, em Estarreja, e já trabalhou com algumas marcas. E uma designer bordadeira pode ser igualmente talentosa com uma lata de spray para graffiti na mão — não contem à avó Narcisa, mas Ana é.

Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017 Aheneah
Aheneah a trabalhar na montagem da peça. A artista aprendeu a bordar com as avós
Aheneah a trabalhar na montagem da peça. A artista aprendeu a bordar com as avós Aheneah
A peça foi feita com um quilograma e meio de lã e 700 pregos
A peça foi feita com um quilograma e meio de lã e 700 pregos Aheneah
Aheneah
Aheneah
Os pontos do bordado ponto-cruz
Os pontos do bordado ponto-cruz Aheneah
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017 Aheneah
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017 Aheneah
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017
Instalação no ESTAU, Estarreja, 2017 Aheneah
<i>Why Not?</i>, instalação de tipografia bordada no Village Underground, Lisboa, 2018
Why Not?, instalação de tipografia bordada no Village Underground, Lisboa, 2018 Aheneah
Ana Martins, Aheneah, faz todo o processo à mão
Ana Martins, Aheneah, faz todo o processo à mão Aheneah
Aheneah
<i>Who Let The Dogs Out?</i> Intervenção num cão de porcelana, a convite da Circus Network Gallery na Rua Miguel Bombarda, no Porto, 2018
Who Let The Dogs Out? Intervenção num cão de porcelana, a convite da Circus Network Gallery na Rua Miguel Bombarda, no Porto, 2018 Aheneah
As cores são um dos principais pontos fortes dos trabalhos da artista de 21 anos, de Lisboa
As cores são um dos principais pontos fortes dos trabalhos da artista de 21 anos, de Lisboa Aheneah,Aheneah
Umas das oito imagens criadas para a Gerador
Umas das oito imagens criadas para a Gerador Aheneah
O animal de companhia de Ana, a admirar uma obra inpirada nele
O animal de companhia de Ana, a admirar uma obra inpirada nele Aheneah
Aheneah
Os materiais utilizados para as peças
Os materiais utilizados para as peças Aheneah
Aheneah a trabalhar na montagem de uma peça
Aheneah a trabalhar na montagem de uma peça Aheneah
A disposição dos pregos onde, depois, vai ser colocada a lã,A disposição dos pregos onde, depois, vai ser colocada a lã
A disposição dos pregos onde, depois, vai ser colocada a lã,A disposição dos pregos onde, depois, vai ser colocada a lã Aheneah