ESTAU: Estarreja volta a pintar-se de arte urbana (e não só)

De 9 a 17 de Setembro, Estarreja, em Aveiro, vai sofrer uma intervenção. Estão programadas quase 40 acções em diferentes áreas artísticas que querem envolver toda a comunidade

Foto
ESTAU

Os nove dias da segunda edição do ESTAU vão ser um “autêntico desfile de actividades”, que vão inundar as ruas de Estarreja, em Aveiro. A garantia é da organização do festival de arte urbana que quer envolver toda a comunidade nas 38 acções artísticas que vão pintar a cidade, entre 9 e 17 de Setembro.

O objectivo é provocar um frente a frente, ao ar livre, entre a arte urbana e a cidade, os seus habitantes, o património e a natureza. Como é que isto se consegue? Através de “workshops em que todos podem participar, da pintura de murais, mostra de filmes, conversas, visitas e performances”, diz ao P3 a curadora do ESTAU, Lara Seixo Rodrigues.

O circuito de street art do festival vai transformar a cidade pela mão de vários artistas urbanos, nacionais e internacionais, como os portugueses Vhils, AKACORLEONE, The Empty Belly, Robert Panda, Aheneah e os Halfstudio , vencedores da open call que procurava um projecto para o ESTAU, uma das novidades deste ano. De Porto Rico chega Ana MariettaManolo Mesa de Espanha e, de Marrocos, Mohamed Lghacham.

Foto

O último fim-de-semana desta edição encerra com uma novidade: o Mostruário, uma “espécie de feira” montada em toda a área da Biblioteca Municipal de Estarreja para “promover o convívio” entre editoras, artistas, escritores e galerias de arte e a população, explica a curadora. Com a iniciativa pretende-se “chegar a um público mais alargado e heterogéneo”.

Foto
No ano passado, Estarreja ganhou mais 10 obras de arte urbana como esta de Bosoletti ESTAU

Para espreitar há a exposição Maria dos Tamancos, em que se pediu a dez artistas “um tributo alargado às gentes desta terra”, uma mostra da obra do fotógrafo de rua Rui Palha e uma residência artística de bordado, orientada pelo projecto a Avó Veio Trabalhar, que vai andar pela cidade a bordar uma fotografía de Estarreja em “tamanho gigante”.

Foto
Este ano o festival dura nove dias e faz-se de 38 acções em diferentes áreas artísticas ESTAU

O ESTAU, que "vai voltar a encher a cidade", garante Lara, é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, da Mistaker Maker.

Sugerir correcção
Comentar