Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Além das pinturas, a artista vai ainda lançar uma nova colecção de lenços de seda Berri Blue

Além paredes, Berri Blue vai ter primeira exposição a solo no Porto

Primeira exposição da artista polaca e irlandesa a viver no Porto inaugura-se a 1 de Junho, na loja Vintage Department, perto da Ribeira

As figuras provocadoras que se insurgem das paredes estão “um bocadinho menos figurativas” – mas ainda não “completamente abstractas”. O trabalho que Berri Blue anda agora a desenvolver — e que vai mostrar a partir de 1 de Junho na loja Vintage Department, na Rua Ferreira Borges, no Porto — é diferente do “que as pessoas estão habituadas a ver nas obras de arte urbana” que cola pelas paredes, garante.

“Estas novas peças são muito mais expressivas.” Tinham de ser: Tension é uma exposição “muito honesta e pessoal”, conta a artista irlandesa e polaca, que vive no Porto há três anos. A maior parte das pinturas ficou completa “em um ou dois dias” de trabalho e reflecte “as tensões e pressões” em temas como os “relacionamentos”, “sexualidade” e “mortalidade”.

“Há muitos componentes viscerais nas composições”, avisa. “E o que tento mostrar é o que eu experiencio com o meu transtorno de personalidade borderline, algo que pouca gente sabe.” Há fases em que a artista vivencia “flashes de imagens muito violentas”, como ver ossos a partir ou aperceber-se da sua própria mortalidade, descreve, “mas sem agressão”. É desta mistura “inquietante” de “actos de violência extrema” contra uma “sensibilidade muito forte à beleza e à fragilidade” que se faz a exposição, conta. “Ainda nem os meus amigos viram as peças”, confessa.

Tension é a primeira exposição a solo da artista no Porto, que recentemente mostrou o seu trabalho na Galeria Davinci, em conjunto com outros dois artistas, Hazul e Godmess. Além das pinturas — que vão estar à venda com preços que deverão ir dos 600 aos 4 mil euros —, Berri Blue vai ainda lançar uma nova colecção de lenços de seda. Há seis modelos novos à venda por 45 euros cada.