Liam Pozz/Unsplash
Foto
Liam Pozz/Unsplash

Quercus desafia municípios a plantar um milhão de árvores

Plantar um milhão de árvores em cinco anos — eis o objectivo do projecto que a associação está a propor. Vila Real já aderiu

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza lança na sexta-feira, em Vila Real, um projecto que desafia os municípios a plantar "um milhão de árvores", em cinco anos, com o objectivo de ajudar a "salvar o clima".

Em comunicado, a associação explica que o desafio lançado com este projecto é reflorestar cerca de mil hectares de áreas públicas, comunitárias ou privadas, por concelho, com um milhão de árvores de espécies autóctones. O município de Vila Real, liderado pelo socialista Rui Santos, foi o primeiro aderir e já assumiu o compromisso de plantar um milhão de árvores no seu território nos próximos cinco anos.



O projecto quer contribuir para "ajudar a salvar o clima", segundo a associação. "Com o intuito de manter a floresta nativa com espécies autóctones serão plantados carvalhos, castanheiros, sobreiros e outras, o que contribuirá para um aumento do sequestro de carbono, melhoria das propriedades e conservação dos solos, qualidade da água e do ar e enriquecimento da biodiversidade de cada região", afirmou a Quercus.


O objectivo é, acrescentou, "continuar a contribuir para um correcto ordenamento florestal do território nacional, numa tentativa de melhorar a gestão e diminuir o risco de incêndio, pela implementação de mosaicos de floresta autóctone e manutenção de faixas de espécies ripícolas ao longo das linhas de água".


Para o efeito serão utilizadas técnicas de plantação, sementeira e aproveitamento da regeneração natural. A Quercus referiu ainda que a implementação do projecto contribuirá para um "aumento das necessidades de mão-de-obra, ofertas de emprego, bem-estar das populações rurais, novas oportunidades de empreendedorismo e, de uma forma global, para uma melhor qualidade de vida das populações".


A iniciativa vai ser apresentada na sexta-feira, na localidade da Campeã, concelho de Vila Real, num encontro que inclui a plantação de algumas árvores pelos alunos das escolas locais, das entidades participantes e do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.