Morreu Armando Trigo de Abreu, uma pessoa “sempre empenhada na ciência”

O engenheiro agrónomo e antigo chefe de gabinete do ministro da Ciência José Mariano Gago morreu no domingo

Fotogaleria

Armando Trigo de Abreu, chefe de gabinete do ministro da Ciência José Mariano Gago entre 2005 e 2009 e presidente da comissão executiva das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica em 1987, morreu na noite de domingo. Era engenheiro agrónomo de formação e tinha 76 anos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Armando Trigo de Abreu, chefe de gabinete do ministro da Ciência José Mariano Gago entre 2005 e 2009 e presidente da comissão executiva das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica em 1987, morreu na noite de domingo. Era engenheiro agrónomo de formação e tinha 76 anos.

“Dedicou a sua vida à ciência e à cooperação científica internacional no âmbito do ensino superior, impulsionou os estudos africanos num programa inédito, tendo levado o nome de Portugal a vários cantos do Mundo”, disse ao PÚBLICO Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “A ele ainda hoje devemos muitas das redes científicas de cooperação com África. A sua personalidade, estrutura ética e humana são um ensinamento que devemos passar às futuras gerações.”

Armando Trigo de Abreu nasceu a 29 de Novembro de 1940, em Mirandela, e licenciou-se em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, em 1965. “Era uma pessoa extremamente afável e sempre empenhada na ciência”, refere ainda Dulce Anahory, assessora de imprensa de Manuel Heitor. 

Ao longo do seu percurso académico, foi assistente de investigação graduado, investigador adjunto e investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) entre 1966 e 1986. E entre 1978 e 1980 foi membro do Conselho Directivo do IGC. Também foi professor auxiliar convidado do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa a partir de 1986. E entre 1983 e 1984 e depois de 1986 a 1995 foi membro da direcção do Centro de Estudos Africanos da mesma instituição. Foi ainda presidente da direcção em 1995 e 1996.

Foto
Nas Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica em 1987: Mário Abreu (vice-presidente da JNICT) cumprimenta o então primeiro-ministro Anibal Cavaco Silva e a seguir está Armando Trigo de Abreu Arquivo de Ciência e Tecnologia

A investigação não era a sua única ligação à ciência. De 1978 a 1980 foi membro do Painel de Avaliação de Programas de Investigação e Desenvolvimento da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Em 1987, foi presidente da comissão executiva das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica, em Lisboa. Em Maio desse ano, José Mariano Gago (1948-2015) – então presidente da JNICT, que antecedeu a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – organizou no Fórum Picoas essas jornadas que conduziram à formulação do Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia, destinado a apoiar projectos de investigação. Este ano houve uma sessão comemorativa do 30.º aniversário destas jornadas, no mesmo local.  

Mais tarde, já entre 1996 e 1997, foi gestor do programa Praxis XXI, um programa de financiamento da investigação científica e tecnológica em Portugal. E de 1997 a 2002 presidiu ao então Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional. Entre 2005 e 2009 foi chefe de gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. “Teve uma grande ligação com África. E era uma das pessoas que o ministro solicitava sobre projectos de desenvolvimento para África”, salienta ainda Dulce Anahory.

Também foi membro do Partido Socialista e chegou a ser porta-voz para o ambiente do governo sombra quando Aníbal Cavaco Silva foi primeiro-ministro, antecedendo assim o Governo de António Guterres que se tornou líder do Governo em 1995. 

Ao longo da sua vida, publicou mais de 50 artigos sobre tópicos de desenvolvimento regional, sociedades rurais e sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, segundo o seu currículo.

O velório está esta segunda-feira na Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique (Lisboa), a partir das 18h. O funeral realiza-se na terça-feira às 11h no mesmo local. 

Notícia actualizada às 18h50 de 19/09 com as declarações do ministro da Ciência