35 m2 com um final feliz

Publicamos, quinzenalmente, às sextas, um projecto de arquitectura e de decoração de interiores com exemplos de como aproveitar da melhor forma o pouco espaço disponível numa habitação. Bem-vindos às Casas XS. Uma curadoria do blogue Alexandra Matos Design

Foto
Homestories

A história deste projecto começa com a aquisição de um apartamento, em Lisboa, com o objectivo de o arrendar a turistas. Para isso, o espaço precisava de profundas obras de remodelação, de modo a tornar-se um local prático e funcional. “Era importante ter uma sala que desse para converter em quarto, ter uma zona de refeições, um quarto com arrumação e uma casa de banho funcional", explica a arquitecta Tânia Martins, do atelier Homestories. "A nível decorativo queríamos algo que fizesse lembrar Lisboa e respirasse tranquilidade, onde desse vontade de estar e quase se pudesse conhecer a cidade sem sair de casa”, acrescenta.

Uma das principais dificuldades da Homestories foi articular a sala com a cozinha, pois a casa, originalmente, não tinha este espaço. “Embora sejam zonas que ficam bem juntas, tínhamos a vertente da sala se converter em quarto e isso muda muita coisa", diz a arquitecta. "Tentar encaixar o sofá, a televisão, a mesa de refeições, e ainda uma cozinha que fosse funcional e espaçosa, foi algo que nos deu muitas voltas à cabeça. O desenho do quarto também foi complicado, porque não tínhamos grande espaço para colocar o roupeiro e, por isso, decidimos fazer uma peça única entre a cama e a arrumação, o que funcionou muito bem neste espaço”.

Na realidade, foi preciso mudar tudo. Tânia Martins exemplifica: “Começando pela casa-de-banho, alteramos a sua configuração original, para que pudesse ter um duche, lavatório com móvel e uma sanita suspensa. Os revestimentos foram todos novos e as canalizações também. No resto da casa, para além das tubagens e do ar condicionado, mudaram-se as janelas, ampliou-se a sala para a varanda, partiu-se a parede que dividia a sala da entrada e, no final, colocamos chão flutuante novo”.

Foto
Fotos Homestories

"Agora, ao entrar no apartamento, temos uma pequena entrada, onde nos deparamos logo com a sala, que está totalmente aberta. A sala é o espaço mais amplo da casa, tendo uma pequena zona de lazer/dormir, pois o sofá é conversível em cama", observa. "Ao fundo, temos como plano os móveis da cozinha e uma pequena mesa de refeições para quatro pessoas. A casa-de-banho situa-se no centro do apartamento, embora tenha dimensões muito pequenas, está bem organizada, quase como se fosse uma peça de arte da casa. O quarto" — prossegue a arquietcta — "está no lado oposto da sala e é constituído pela cama e um roupeiro de fundo (com mais motivos lisboetas)”. São 35 m2 com um final feliz

Foto
Fotos Homestories

Dicas para espaços pequenos

Tentar fazer uma composição de móveis dois em um, como o caso da cama com roupeiro, ou, por exemplo, um banco de fundo na mesa de refeições são soluções que ajudam a rentabilizar bastante o espaço. É muito importante ter arrumação, para conseguirmos ter uma casa pequena organizada e parecer que é maior. O ideal é colocar armários superiores brancos ou neutros para não nos tirar a luz. Em casas pequenas, utilizar sempre cores neutras e tons de madeira claros ou naturais. Usar e abusar de objectos naturais, como plantas, apontamentos em madeira, elementos com árvores e pássaros, tudo o que transmita tranquilidade.

Soluções low cost

Nós somos fãs da Ikea. No entanto, as pessoas, por vezes, querem algo diferente e aí sugerimos que recorram a artigos da Ikea, fazendo alterações para torná-los peças únicas e adaptadas ao seu espaço. Há imensas ideias na internet, principalmente no Pinterest. Outra dica que usamos bastante é aproveitarmos peças antigas e convertê-las em algo mais moderno.

Sugerir correcção
Comentar