Gaia quer ser uma babel do desenvolvimento sustentável

Cidade acolhe em Junho evento internacional sobre ambiente e alterações climáticas.

Foto
Filipe Duarte Santos é um dos oradores convidados para o evento MMM MIGUEL MADEIRA

O fórum internacional "Gaia todo um Mundo" pretende tornar este concelho do distrito do Porto na "nova Babel do desenvolvimento sustentável", reunindo especialistas de 20 países entre 15 e 18 de Junho, anunciou esta terça-feira a organização. O cambojano Leng Ouch, vencedor do Goldman Prize 2016, considerados os prémios "Nobel" do ambiente, e o britânico Geoffrey Lan, apontado como o mais consagrado jornalista em assuntos ambientais, são alguns dos 230 participantes esperados, desde especialistas, a músicos, artistas, ativistas e conferencistas de 20 países que, ao longo de quatro dias, irão debater e abordar as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A estes juntar-se-ão personalidades como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robert Hall, presidente da Ecolise - European Network for Community-Led Initiatives on Climate Change and Sustainability, e Gil Penha Lopes, investigador. Somam-se artistas e pensadores que têm a missão de "provocar e sensibilizar o público, através de vários meios de expressão, para a necessidade urgente de encarar as alterações climáticas como um problema não do futuro mas já do presente".

"Muitos outros juntarão a sua voz e experiência ao fórum internacional, dando a conhecer projetos, ideias e formas diferentes de pensar e agir para a sociedade iniciar o processo de transição necessário para enfrentar os desafios dos próximos tempos", descreve a organização. O fórum internacional "Gaia todo um Mundo" inclui também arte, cultura, ciência e política, desenvolvendo-se através de áreas como a música, o "pensar", a dança, rota de marionetas e zona dedicada à gastronomia.

O evento é "sinónimo de uma reflexão que se divide entre o contributo intelectual e a mundividência urbana, numa estreita relação com a comunidade local", acrescenta a organização. Além do Convento de Corpus Christi, as caves de vinho do Porto, o Armazém 22, o Zé da Micha, e as ruas circundantes serão "palco" do debate e da reflexão sobre o futuro e a sustentabilidade.
Na apresentação do evento que decorreu no Convento Corpus Christi, epicentro do fórum, o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou a vontade de tornar o evento "regular", reavivando a "função cosmopolita" do centro histórico de Vila Nova de Gaia.

Sugerir correcção
Comentar