Espanha

A luz que devolve vida às ruínas

Eva Díez
Fotogaleria
Eva Díez

Durante três anos, Eva Díez fotografou as casas abandonadas que se cruzaram no seu caminho e iluminou-as, evocando a vida que nelas existiu. “Renascer” é a mais recente exposição da fotógrafa espanhola na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa, onde o silêncio das ruínas é anulado pela luz que a artista lhes devolveu através de iluminação artificial. "A luz dentro das casas é a protagonista do projecto que simboliza a vida", disse Eva Díez, em entrevista por e-mail ao PÚBLICO. "A luz é coragem e força, a faísca que finalmente triunfa diante da escuridão. De certa forma, isto acaba por se tornar num auto-retrato de nós."

A maioria das casas foi fotografada em Espanha - na Galiza, nas Ilhas Baleares, nas Astúrias e na Cantábria -, e a outra parte no Norte de Itália, particularmente na região do Véneto, entre Pádua e Veneza. "Tenho vindo a fotografar em locais para os quais a vida me tem levado, é um processo lento de pesquisa e descoberta, devido à criação de fortes laços emocionais com os elementos retratados", contou a fotógrafa.

Acompanhada por uma ou duas pessoas no máximo, Eva Díez escolhe os espaços dentro da casa para serem iluminados, sempre com o cuidado de não danificar o interior do edifício. Uma vez as luzes montadas, espera pelo momento em que o sol se esconde para acender as luzes e fotografar as casas. Nas imagens, as casas tornam-se de novo habitadas e as suas memórias voltam a estar presentes, como se nos convidassem a entrar de novo.

Não é a primeira vez que Eva Díez explora a casa como forma de expressão do universo do ser humano, mas a luz trouxe uma nova composição ao seu trabalho. A fotógrafa lembra-se de estar a conduzir durante a noite quando começou a reparar nas luzes da cidade que provinham do interior dos edifícios. Na sua cabeça surgiu uma citação do jornalista e escritor norte-americano Tom Wolfe: "Os olhos são as janelas da alma, assim como as janelas são os olhos da casa". Lembrou-se das casas desabitadas do seu projecto anterior e daquilo que as distinguia das que observava naquela noite. "Onde há luz, há vida", pensou. E assim nasceu o projecto "Renascer".

Patente na Galeria das Salgadeiras até 25 de Março, esta série de fotografias recebeu o Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea em 2015.

Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez
Eva Díez