Curso para cuidar dos que cuidam de doentes dependentes

Projecto Bengala arranca em Janeiro de 2017, em Matosinhos.

Está a nascer em Matosinhos o projecto Bengala zelar pelos que cuidam da psicóloga Joana Monção e da educadora social Vânia Lima que, em Janeiro de 2017, vai arrancar com a formação de cuidadores informais nas freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. O curso, com uma equipa multidisciplinar que inclui profissionais de enfermagem, psicologia e nutrição, entre outros, surge no âmbito de uma parceria com a União de Freguesias destas localidades.

O presidente da União de Freguesias de Matosinhos/Leça da Palmeira, Pedro Sousa, sublinha que “o projecto Bengala foi logo bem-vindo, porque vai ao encontro das estratégias planeadas para as localidades de apoio aos cuidadores”.

Este projecto, que também vai avançar, em data a anunciar, na União de freguesias de Leça do Balio, Custóias e Guifões visa “dar respostas personalizadas às necessidades dos cuidadores informais através de formações multidisciplinares – serviço e educação social, psicologia, enfermagem, terapia da fala e nutrição. Também será dado apoio psicológico em grupo e apoio individual aos cuidadores. Está ainda pensada a criação de um banco de voluntários para substituir o cuidador informal quando este precisar de descansar.

Sugerir correcção
Comentar