Turismo do Alentejo promove praias com oferta de postais impressos na hora

Entidade de turismo percorreu principais praias do Litoral Alentejano para agradecer a preferência dos turistas e aproveitar os seus contactos para promover o destino

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“Desligue. Regresse aos Postais no Alentejo” é o nome da mais recente campanha de promoção das praias do Litoral Alentejano promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) que consiste, basicamente, na oferta de postais impressos na hora para os turistas enviarem aos seus familiares e amigo.

A iniciativa, que, nas últimas duas semanas, percorreu as principais as principais praias da costa alentejana, passou por Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal e terminou em Tróia, concelho de Grândola.

Nos diversos areais por onde passaram, os elementos da entidade de turismo convidaram os veraneantes a tirar uma fotografia no local para ser impressa na hora em formato de postal para os turistas “partilharem os magníficos cenários das praias do Alentejo”, disse ao PÚBLICO o presidente da ERTAR, António Ceia da Silva. Além de ficarem com o postal para enviar pelo correio, os participantes podem também partilhar as imagens, que lhes foram oferecidas, nas redes sociais.

Segundo o responsável pelo turismo no Alentejo e Ribatejo, a ideia foi “muito bem aceite” pelos turistas porque é uma forma de “voltar ao passado, às coisas tradicionais, como escrever”, numa altura em que “as pessoas vivem saturadas, presas de forma permanente ao mundo virtual, com o telemóvel, correio electrónico, Facebook e até o Pokémon”.

Ceia da Silva considera que foi uma acção de promoção de “grande impacto”, não só porque “teve uma enorme aceitação por parte dos turistas e um grande efeito mediático”, mas também por tratar-se de uma iniciativa diferente. “Na promoção turística estamos habituados a ver acções destinadas a conquistar novos mercados e, neste caso, o que está em causa é agradecer aos turistas que já nos escolhem”, referiu.

No decorrer da acção, em cada praia, foi também criado no areal uma mancha vermelha com dezenas de chapéus-de-sol com a marca Alentejo que, posteriormente, foram distribuídos aos banhistas, juntamente com bonés com a mesma assinatura.

Praias fluviais no final de Agosto

Esta iniciativa de promoção do produto Sol e Mar que agora terminou nas praias da costa alentejana, vai ser replicada nas praias fluviais das regiões do Ribatejo e Alentejo no final deste mês de Agosto. A acção vai ser posta em prática nas praias fluviais do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, do Sorraia, em Coruche, do Alamal, em Gavião, ou da Amieira Marina, em Portel, entre várias outras.

A Entidade Regional de Turismo está a desenvolver um conjunto de planos operacionais específicos para cada produto, entre os quais o Plano Operacional Estratégico para o Produto Turístico Sol e Mar, para implementar estratégias que “permitam um maior e mais eficaz aproveitamento dos recursos da orla marítima” e a apostar na certificação de qualidade.

Além da certificação dos restaurantes da região, que está em curso, a ERTAR tem como “grande objectivo” a certificação do Alentejo como destino turístico. “Queremos ser o primeiro destino turístico certificado em Portugal”, afirma Ceia da Cilva.

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