Reuters DR
Foto
Reuters DR

Guiões: este prémio é para quem quer criar uma longa-metragem

Aspirantes a guionistas podem candidatar-se, até dia 30 de Abril, ao concurso do festival internacional Guiões

Estão abertas as inscrições para a 3.ª edição do festival Guiões. À semelhança dos anos anteriores, o evento procura criar uma ponte de contacto entre guionistas e a indústria cinematográfica de língua Portuguesa. Organizado pela Squatter Factory, o festival tem como objectivo aumentar os níveis de criação cinematográfica nos países lusófonos. Os prémios deste ano serão em breve divulgados, mas em 2015 foi dado um prémio de 1000 euros ao grande vencedor, havendo também outras ofertas como cursos e "workshops", úteis para melhorar a escrita criativa dos guionistas.

A inscrição deve ser feita até dia 30 de Abril e pode ser preenchida através de um formulário online. O autor do guião, com mais de 50 páginas tem de ter mais do que 18 anos e a obra tem de ser uma longa-metragem. É necessário pagar uma taxa de inscrição que vai aumentando à medida que se aproxima o prazo da candidatura, podendo variar entre cerca de 36 a 54 euros.

O Guiões lança, este ano, a opção de "feedback" profissional do roteiro escrito, de forma a melhorar a qualidade dos guiões submetidos — o serviço terá um custo adicional de 54 euros. O facto de, no ano passado, 80% das candidaturas serem brasileiras, e da plataforma para a inscrição ser canadiana, fez com que o preço fosse estabelecido em dólares. No entanto, a conversão para euros é feita automaticamente através do site e pode ser paga através de PayPal ou de cartão de crédito VISA ou MasterCard.

Os vencedores serão anunciados no dia 30 de Setembro. Os 10 roteiros seleccionados e os seus autores terão a oportunidade de apresentar os seus projectos, a uma plateia de produtores de cinema e ao público em geral, durante o festival, que irá decorrer de 17 a 20 Novembro.

O painel de jurados conta, para já, com a presença de António Ferreira , vencedor de vários prémios internacionais, a argumentista e realizadora Joana Areal, e João Carvalho Pires.