Na fábrica e no laboratório da Vista Alegre, em busca dos best-sellers de porcelana

A empresa continua a chamar designers consagrados, como Marcel Wanders ou Jaime Hayon, e jovens profissionais para residências em Ílhavo. Quer colocar a marca portuguesa em recuperação “no centro de onde nascem as tendências”.

Fotogaleria
Karina Mir, a designer mexicana a trabalhar num porquinho com referências às caveiras mexicanas Adriano Miranda
Fotogaleria
Das fábricas da Vista Alegre Atlantis (VAA) saem 30 milhões de peças por ano. Adriano Miranda
Fotogaleria
Oficina de pintura manual Adriano Miranda
Fotogaleria
Na fábrica Adriano Miranda
Fotogaleria
Anabela Ramalhete trabalha na fábrica da Vista Alegre há mais de 30 anos Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

É preciso “tirar as costuras, os excessos, as barbas, para tornar o objecto perfeito”, explica Filipa Catorze, coordenadora do Museu da Vista Alegre, enquanto as terrinas ainda cruas deslizam na linha da fábrica da marca portuguesa. Mas mesmo barbeada, uma delas tinha o destino traçado — é atirada para um tanque onde se estatela sem cerimónias. Não era perfeita. Ouve-se Circo de Feras dos Xutos & Pontapés, passa-se à salinha das esculturas, moldam-se catatuas e a deusa Flora. A sirene para a saída está quase a tocar na fábrica, ouvindo-se em todo o Bairro Vista Alegre, em Ílhavo, e noutro edifício proximo há designers ainda a trabalhar. Algumas são recém-chegadas e trabalham em projectos de porquinhos ou pratos para chefs. Podem estar entre os próximos best-sellers?

Na fábrica quase bicentenária trabalham os oleiros Manuel Jorge e Anabela Ramalhete — ele está na Vista Alegre desde o 25 de Abril, ela desde 1985. Foi ali o seu primeiro emprego e hoje esculpe à mão 200 pequenas pétalas para as coroas de Flora; amanhã pode calhar-lhe a tarefa de Manuel Jorge, que está de roda do casal de catatuas que se monta a partir de 12 moldes.

Das mãos de cada oleiro sai uma peça e meia por dia, a cada oito horas de trabalho. Das fábricas da Vista Alegre Atlantis (VAA) saem 30 milhões de peças por ano. Algumas são concebidas noutro edifício amarelo e branco do complexo Vista Alegre, em Ílhavo, onde está parte da equipa fixa de onze designers da empresa (Vista Alegre, Atlantis e Bordallo Pinheiro), que cria linhas como a nova Fiji. Outras são surpresas trazidas pelos designers convidados para as residências do projecto IDPool. Neste laboratório criativo nas margens do rio Boco nasceu em 2012 o serviço de mesa Transatlântica, do brasileiro Brunno Jahara, lançado em Janeiro de 2013 e actualmente o mais vendido da Vista Alegre.

Uma sala cheia de protótipos, como o saleiro e o pimenteiro de porcelana que se beijam, ou de estudos nas paredes, é onde Alda Tomás, coordenadora do IDPool e do design da Vista Alegre , recebe os candidatos que durante três meses desenvolvem projectos em porcelana, cristal ou cerâmica — a empresa oferece estadia, numa casa antiga redecorada no Bairro Vista Alegre, e alimentação. “Se alguma peça for comercializada, recebem os royalties; se nenhuma for comercializada, as peças são deles”, como resume Nuno Barra, responsável pelo marketing e Design Externo da Vista Alegre.

Mieke Cuppen, holandesa de 31 anos, Karina Mir, mexicana de 26, e Flavia Del Pra, brasileira de 43, têm projectos e percursos distintos. Mieke é especializada em design de produtos de mesa e conheceu a Vista Alegre numa das suas lojas numa ida ao Porto; Karina sentia que tinha de “voltar ao design” depois de se ter focado na pintura e ilustração; Flavia é ceramista em São Paulo, conhece Jahara e queria viver esta experiência. Na sala da sua nova casa – chegaram há três, duas e uma semana, respectivamente —, grande candeeiro ao centro, destacam o que distingue o IDPool: “Aqui é possível fazer as nossas coisas, entrar em produção com escala”, caso o projecto seja aprovado e se enquadre na identidade da Vista Alegre, resume Karina Mir, que está a trabalhar num porquinho tipo mealheiro com referências às caveiras mexicanas.

“É muito aberto, podemos explorar todas as áreas”, diz Flavia, que, ao contrário das colegas, não chegou e começou a projectar — mergulhou, sim, na fábrica e nos materiais, na mistura de produção industrial e manufactura. Mieke vê na marca um misto de “história rica” e “contemporaneidade”, e sente-se um pouco numa “escola”. Está a pensar em pratos, fascinada que é pelo universo da cozinha e pelas constelações de chefs-estrela. “A forma dos pratos acrescenta valor à comida, pode ser o palco merecido para a comida que os chefs criam”, conta sobre o Blob, um prato com uma elevação ao centro em que está a trabalhar.

As três juntam-se ao lote de cerca de 60 profissionais recebidos desde 2011 e às cerca de 15 peças já lançadas para o mercado com o IDPool. Novos inputs criativos, objectivo um. “Desafiar a própria fábrica”, objectivo dois, elenca Nuno Barra. “Quando se chega a uma fábrica que tinha o passado que tinha, e uma certa visão do mundo que era muito fechada”, a mudança tinha de vir de dentro e de fora, explica o responsável junto à sala-laboratório. “Eles fazem o papel que nós próprios não conseguimos fazer [a tempo inteiro] — todos os dias desafiam, todos os dias procuram respostas” junto dos engenheiros, das possibilidades fabris.

Novatos e consagrados
Estes são os designers que podem trazer surpresas, que se candidatam a estar com a Vista Alegre pela Internet. Depois há os consagrados, que são cortejados pela marca portuguesa, como o mais recente nome, apresentado no importante salão parisiense Maison & Objet — Marcel Wanders.

Um ano e meio de negociações com o holandês a quem o New York Times chamou “Lady Gaga do design” pela sua a abordagem iconoclasta e defesa das explosões criativas acima da simplicidade. Tem peças nas colecções dos museus Victoria & Albert de Londres ou de Arte Moderna de Nova Iorque e trabalhou para a Alessi, Baccarat, Cappelini, Droog, Flos ou Kartell. A colecção Blue Ming, com pratos, chávenas de chá e bules, mas também uma jarra ou um candelabro, foi um sucesso nas encomendas em Paris, diz Nuno Barra, e é mais um passo num caminho já percorrido pela Christian Lacroix ou por Oscar de la Renta. Colaborações com nomes sonantes do design mundial, “uma forma de alavancar a internacionalização” da Vista Alegre, reconhece Nuno Barra em Ílhavo.

O grupo VAA faz 47% das suas vendas em porcelana, “a rainha das cerâmicas”, como diz Filipa Catorze. A jovem responsável pelo museu em plena reabilitação, já sob alçada camarária, encanta-se a falar do quartzo, do feldspato e do caulino que lhe dão a brancura e limpidez e pára para cumprimentar muita gente na fábrica fundada em 1824, quando era a primeira unidade industrial de produção de porcelana. A Vista Alegre pertence desde 2009 ao Grupo Visabeira — estava deficitária, com prejuízos de 18 milhões de euros, fez despedimentos, o Estado e a Caixa Geral de Depósitos tornaram-se seus accionistas minoritários e até ao terceiro trimestre do ano passado reduziu o défice (para -1,4 milhões de euros de resultados operacionais) e investiu num novo forno e lojas.

Até essa data, as exportações representavam 68% do volume de negócios e “inverteu-se o ciclo de quebras” no mercado português, como se lê nos resultados trimestrais da VAA, com crescimento líquido na ordem dos 15%. Se as parcerias com grandes nomes internacionais dinamizam as vendas — os serviços mais vendidos são Transatlântica, seguido de Ornament, de Sam Baron, e da linha Butterfly com a Lacroix — “para Portugal é importante ter colaborações com artistas” nacionais, diz Nuno Barra, como Mariza, José de Guimarães, Joana Vasconcelos ou Álvaro Siza, porque “as pessoas não tem muitas referências do design português” – ainda assim, Marco Sousa Santos está a trabalhar numa colecção de cristal para o grupo.

Estar com Wanders na Maison & Object ou contactar com designers, artistas ou arquitectos que vêm investigar para Ílhavo serve outro propósito: “Estar no centro de onde nascem as tendências. A versão mais comum é ir às feiras buscar tendências, o que é tarde de mais. E eles”, Wanders ou a mais recente contratação espanhola, Jaime Hayon, “fazem as tendências”, diz Nuno Barra. 

Pedro Almodóvar disse “não” à Vista Alegre, mas outro espanhol disse entretanto que sim — Jaime Hayon, designer e artista, conhecido pelo seu trabalho no mobiliário para a Fritz Hansen ou para a Magis, mas mais recentemente na espanhola Lladró e na Baccarat, dirigiu também a Fabrica da Benetton no início da carreira. Mais “uma forma de trabalhar o mercado espanhol”, que é o segundo principal mercado do grupo e que segue o modelo aplicado desde que há cerca de cinco anos começaram este caminho — há um fee pago ao designer, que ganha em função das vendas, explica o responsável. Hayon é dono “de uma abordagem muito descomprometida”, diz Barra, um designer que se rodeia de colaboradores do anime japonês ou de writers de graffiti e que irá trabalhar o cristal, os gifts e potencialmente estrear-se nos serviços de mesa em Janeiro 2017.

 

Sugerir correcção
Comentar