Ritmos diferentes para aprender Português e Matemática

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Público/Arquivo

No ano lectivo anterior, a escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, de Espinho, iniciou o projecto Ritmos no 7.º ano e que neste momento abrange também o 8.º. Todas as turmas têm as aulas de Matemática e de Português ao mesmo tempo. Os alunos são divididos em grupos, independentemente das turmas a que pertencem, para terem um acompanhamento à medida das necessidades.

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No ano lectivo anterior, a escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, de Espinho, iniciou o projecto Ritmos no 7.º ano e que neste momento abrange também o 8.º. Todas as turmas têm as aulas de Matemática e de Português ao mesmo tempo. Os alunos são divididos em grupos, independentemente das turmas a que pertencem, para terem um acompanhamento à medida das necessidades.

O balanço do projecto, criado de raiz na escola espinhense, é positivo. Os grupos são mais homogéneos em termos de níveis de aprendizagem e têm ainda direito ao que chamam "um professor virtual", mas que na prática é um segundo docente em sala de aula. A divisão dos alunos é flexível e, por isso, sempre que se justifique, os grupos são refeitos mediante necessidades e dificuldades detectadas.

“Há um melhor acompanhamento e os bons alunos passam a ser melhores”, esclarece Belmiro Costa, professor de Matemática e coordenador de departamento da disciplina da escola de Espinho. Costuma dizer aos alunos, meio a sério, meio a brincar, para não comprarem tudo feito, que é preciso fazer coisas.

Vida para além das aulas
A escola não quer robots. Quer tempo para os alunos reflectirem, utilizarem estratégias, serem autónomos. “Os professores são mais orientadores de trabalho do que fiscalizadores”, refere. A uma semana das férias de Natal, os docentes de Matemática do agrupamento voltam a encontrar-se para uma formação, incluindo os do 1.º ciclo. “Este tipo de articulação produz os seus efeitos”, garante.

José Ilídio Sá, director do agrupamento, destaca o trabalho do corpo docente “grisalho”, de cerca de 260 professores. E isso reflecte-se nos resultados. Na cerimónia do quadro de valor e de excelência de 2014/2015, realizada no mês passado, destacou a performance dos alunos – ou seja, uma média positiva nas 14 disciplinas do 11.º e 12.º anos que foram a exame nacional e uma média superior à média nacional em 13 dessas 14.

Mário Lavrador, director do Agrupamento Dr. Mário Sacramento, também realça a dedicação de quem ensina. “O papel dos directores de turma é dos mais importantes. Fazem um trabalho excepcional, entregam-se aos seus alunos e famílias.” Há um trabalho sistemático em sala de aula, um acompanhamento dentro e fora das quatro paredes. “Temos professores muito profissionais, muito dedicados à sua profissão, que mostram aos alunos o que é importante.”

E também há mais vida para além das aulas. O espectáculo de dança apresentado no Teatro Aveirense é um sucesso. A dança é uma das ofertas educativas da escola, a par com Educação Tecnológica e História Local. No 3.º ciclo, os 45 minutos por semana de dança “têm tido uma aceitação extraordinária”. “É um sucesso tremendo.

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