Barro por modelar

A colaboração entre João Canijo e Anabela Moreira, que se estenderá para mais filmes e uma série sobre o Portugal profundo, vê-se como coisa ainda incompleta. Prestaremos atenção aos próximos episódios.

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O Portugal dito “profundo” tem sido um interesse cultivado ao longo dos anos por João Canijo, vá ele encontrá-lo à noite do interior (Noite Escura, Mal Nascida) ou aos arrabaldes de Lisboa (Sangue do meu Sangue). Mais recentemente, com É o Amor, filmado nas Caxinas de Vila do Conde, Canijo ensaiou uma abordagem documental, largando a ficção temperada, ou “travestida”, pelas ressonâncias mitológicas (a tragédia grega, sanguínea e telúrica) com que cobrira esses filmes, mas utilizando uma actriz, Anabela Moreira, lançada para o convívio “documental”, como uma espécie de gazua. Em Portugal - um dia de Cada Vez Anabela Moreira passa para detrás da câmara e é creditada como co-realizadora, mas pressente-se um projecto nascido da experiência de É o Amor, pela proximidade, se não mesmo imersão, e pela adopção de uma estrutura documental clássica. Trata-se aparentemente de um primeiro relatório de um work in progress, que dará origem a mais filmes, cobrindo outras zonas do país (este centra-se em Trás-os-Montes), e a uma versão em formato de série de televisão.<_o3a_p>

Talvez seja preciso esperar pela conclusão do projecto para formular um juízo definitivo sobre a real natureza do trabalho de Canijo e Anabela. Este primeiro filme ressente-se dum excesso de placidez de descritiva. Filmando fragmentos do quotidiano em localidades esquecidas ou pelo menos longe da vista citadina – casas, cafés, festas populares, igrejas, o trabalho no campo – parece sobretudo movido por uma lógica de recolha, eventualmente “etnográfica”, orientada numa estrutura a que parece faltar decisão, incisão ou concisão (escolher a melhor palavra), algo ampliado por uma duração (duas horas e meias) que propicia a impressão duma certa redundância. Apesar de tudo, trata-se de terreno que o cinema português tem batido muito nos últimos anos, por vezes forma extremamente criativa e original (os filmes de Miguel Gomes, por exemplo, do Agosto a certos momentos das Mil e uma Noites). Canijo não é um cineasta sem “olhar”, pelo contrário, e qualquer dos filmes que citámos lá em cima o prova. Mas aqui sente-se falta disso, dum “olhar”, que enforme, que deixe um vinco para além do maior ou menor interesse intrínseco desta ou daquela sequência. Ou, metaforizando: um filme que tem imenso barro, mas que ficou por modelar. Vê-se como qualquer coisa que ainda está incompleta. Prestaremos atenção aos próximos episódios.<_o3a_p>

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